3 conselhos para engajar os membros na comunidade

engajamento gestão planejamento

Sabemos que engajar os membros da comunidade não é tarefa fácil, mas o Community Manager tem o dever de tornar a comunidade um espaço agradável para que todos possam se sentir confortáveis e, dessa maneira, se envolverem nas iniciativas propostas.


Separamos 3 dicas úteis para você colocar em prática: 

1. Seja acolhedor e ofereça conteúdos úteis

 

Os membros vão se engajar se você proporcionar um conteúdo de qualidade. Isso pode acontecer por meio de e-books, conteúdos visuais, lives e diversos outros tipos.

Se você descobrir recursos importantes, relevantes, informativos e didáticos, não duvide em compartilhá-los. Se for um ótimo material - e de uma fonte transparente, divida-o com outras pessoas.

 

Isso também é primordial para estimular os membros a se envolverem em uma comunidade que seja protegida de notícias falsas.

 

Criar conteúdos, entretanto, não é o bastante: você tem que responder os questionamentos da sua comunidade. 


De vez em quando, um básico “obrigado por chamar nossa atenção para isso” basta para inspirar respeito com os membros. Todo mundo gosta de ser ouvido e isso está diretamente ligado à nossa segunda dica…

 

Separamos um artigo para você Community Manager aprender a criar conteúdos para sua comunidade:  Como engajar a sua comunidade com conteúdo

 

2. Seja atencioso e dê assistência

 

Conduza sua comunidade de frente e de forma transparente, sempre ouvindo e respeitando.

Em outras palavras, seja presente, prestativo e pronto para responder todas as perguntas que seus membros tragam. Se não souber a resposta basta um "vou procurar e retorno". Ninguém é obrigado a saber tudo, mas é de bom tom ter vontade para ir atrás e ajudar.

 

3. Ajude os membros a se envolverem com os eventos

 

 

Os eventos estão entre os compromissos de engajamento das comunidades mais desenvolvidas. 

Os eventos são uma bela oportunidade em que você tem um enorme número de membros com interesses iguais para dar feedback sobre produtos, ideias ou questões significativas.

Fique com esse artigo para colocar esse conselho em prática: 

Como criar eventos virtuais que engajem seus membros

 

Gostou das dicas? Qual delas você já pratica na sua comunidade?

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.

 

 

 



Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis