3 exemplos de comunidades no Discord

cultura eventos inspiração

Discord é uma ferramenta gratuita muito utilizada pela comunidade gamer, mas que ultimamente está sendo ocupada por diversas comunidades de vários tamanhos e lugares. Um espaço onde qualquer pessoa pode se apresentar e compartilhar suas habilidades, vivências e discutir determinados assuntos. 

“A comunidade multi-chat do Discord cresceu a partir de experiências de jogo compartilhadas, mas atraiu um vasto público novo durante o bloqueio do COVID-19. E está sendo usada para tudo, desde clubes do livro, grupos de estudo e  projetos de arte.” 

(Explica Jason Citron CEO e Co-Founder do Discord na entrevista para a Index Ventures.)

 

Antes de apresentar as 3 comunidades, mostrarei um novo recurso chamado stage channels que ajuda os community managers a ter uma interação maior entre seus membros e que está sendo usada por essas comunidades que vou apresentar. 

 

Os Stage Channels permitem que moderadores administrem quem fala e quem não pode falar durante o evento. O recurso é muito útil para eventos que precisam de organização, como entrevistas ou sessões de perguntas entre muitas outras.

 

Lembrando que a opção de criar Stage Channels está disponível apenas para servidores do Discord que são classificados na categoria como comunidade. 

 

Veja essa imagem para ajudar na visualização de como funciona uma stage channels ao vivo:

 

Algumas vantagens de usar os Stage Channels:

  • Adicionar, remover ou silenciar palestrantes ou membros da plateia nas conversas. 
  • Destacar a pessoa que está falando no momento e as demais que têm permissão para falar.
  • Os ouvintes/plateia precisam pedir a palavra aos moderadores para falar.

 

Muito bom essa função do Discord no controle dos eventos para que tudo ocorra bem. Mas bora conhecer essas três comunidades porque elas estão aqui para compartilhar suas experiências - além de alguns conselhos para melhorar os eventos. 

 

Comunidade de Beatbox

 

Discord é o lar de milhões de comunidades únicas que se unem para um propósito único. Se você não encontrar um lugar que corresponda ao que procura, pode criá-lo facilmente. 

 

Afinal, a sociedade está precisando que community managers aprendam à utilizar diferentes plataformas como o Discord para que suas comunidades cresçam. 

 

Isso é o que David realizou quando fundou a Comunidade Beatbox, agora o ponto de reunião de fato onde beatboxers e fãs de beatbox vêm para aperfeiçoar seu talento. O beatbox, em particular, é um hobby sem muitas oportunidades de interagir pessoalmente e praticar uns com os outros, o que torna uma comunidade online ideal para ajudar a aprimorar algumas habilidades.

O servidor Discord não apenas ajuda os beatboxers experientes a se relacionarem, mas também cria um espaço para que os novatos ganhem uma experiência valiosa antes de entrar nas batalhas ao vivo quando a pandemia acabar.

 

Como o beatbox tem tudo a ver com talento vocal, é uma ótima opção para Stage Channels com foco em voz. A comunidade Beatbox recentemente fez um evento chamado “Escape the Cypher,” dando um espaço para alguns dos mais talentosos beatboxers de todo o mundo se reunirem para uma bela jam session de freestyle virtual. 

 

Vários artistas exibiram seus estilos e ninguém precisou se preocupar em competir ou se comparar com os outros participantes. "Escape the Cypher" ofereceu um dia apenas para mostrar a forma da arte e a criatividade. 

 

 

Vale lembrar que só porque o evento não foi presencial não significa que foi menos organizado. David sempre verifica que haja uma equipe suficiente ao redor, além de um anfitrião pronto para que possa espalhar uma boa energia no evento para os membros. 

 

Ele também teve o cuidado de fazer o tom e a estrutura retratarem a cultura da Comunidade Beatbox, uma coisa que ele recomenda que outros proprietários de servidores façam: “Muitos servidores têm feito eventos de estilo idênticos, como shows de talentos, o que eu acho que torna mais difícil de ter mais membros como uma comunidade em geral por ser algo muito recorrente. Torne o evento único e customizado [para sua comunidade]. ”

 

Temos um artigo sobre como organizar eventos virtuais para sua comunidade? Então, esses eventos são fundamentais para reunir a galera em ocasiões formais ou eventos descontraídos.

 

Legal demais, né? Caso você seja um fã de Beatbox aqui está o link da comunidade no Discord para você conhecer: https://discord.com/invite/beatbox

 

Clube de Arte

 

Shaun e Kat (fundadores da Art Club) precisavam de um jeito para mostrar seu lado artístico e perceberam que outras pessoas precisavam da mesma coisa. É por isso que ambos fundaram o Art Club, um lugar para criadores e designers de todo o mundo falarem sobre negócios, trocarem dicas e trabalharem em seus projetos juntos. 

 

A comunidade oferece auxílio aos seus membros, e não somente no chat. Existe uma biblioteca tão grande de recursos de assistência artística disponível que eles tiveram que fazer um segundo servidor para que coubesse tudo. Um de seus mais novos recursos é uma série de Stage Channels que apoia a descoberta de artistas iniciantes, cujo talento ainda não foi reconhecido pelo público.

 

O evento também ajudou a inspirar a comunidade artística do Art Club por meio de palestras motivacionais de artistas e profissionais que compartilharam suas jornadas de carreira.

 

“Todo mundo inicia de algum lugar e, em algum período, todo mundo é um artista iniciante”, diz Shaun. “Acreditamos que, ao dar a esses profissionais uma plataforma para compartilhar suas jornadas e como eles superam os problemas que enfrentam, possamos incentivar e motivar artistas menores a continuar prosseguindo e não desistir.” 

 

Quando perguntam sobre conselhos para organizar eventos de palco, Shaun e Kat encorajam as pessoas "a se divertir e aprender com os erros". Afinal, aprender, criar e errar é o que significa ser um artista.

 

E claro, não podemos esquecer de deixar o link da comunidade .

 

Gay Geeks 

Trophias inaugurou o grupo Gay Geeks em 2010, mas não o transferiu para o Discord até 2017. Em todo esse tempo, sua missão continua a mesma: dar às pessoas um lugar para compartilhar suas paixões e fazer amigos em um espaço sem julgamento ou preconceito.

 

Eles usam a função Stage Channels como uma extensão maior de sua comunidade e ajudam a apoiar seus membros. 

 

Um dos eventos recentes do Gay Geek foi uma roda de mesa virtual entre a equipe de moderação e a comunidade. Foi uma oportunidade de compartilhar histórias, oferecer e dar orientação uns aos outros. Logo aprenderam que, quando você toma a iniciativa de começar contando uma história, os outros se inspiram para compartilhar suas próprias de jornadas também.

 

“Os falaram sobre sua jornada e lançaram energia positiva sobre algumas das lutas que muitos da comunidade LGBTQIA + enfrentam diariamente.”  

 

Dependendo da quantidade de pessoas de sua comunidade, tomar medidas especiais para proteger seus membros é essencial. 

 

Trophias aconselha certificar-se de que sua equipe de moderadores esteja preparada para quando começar o evento. “Certifique-se de ter uma equipe de moderadores suficiente para ser capaz de moderar quaisquer problemas que você tenha com o evento como capturar pessoas mal-intencionadas que podem tentar travar o evento ou agredir com palavras os membros presentes ”, explica ele. Sua comunidade vai agradecer por ver que você está tentando protegê-la.” 

Muito bom, né? Para finalizar, deixo o link da comunidade

 

 

 

Bom, vimos que o Discord no começo foi feito para a comunidade de gamers, mas, diferentes comunidades estão usando o App com o intuito de que seus membros estejam mais reunidos. E você? já tem uma comunidade no Discord?  Crie uma e faça stage channels para que você possa engajar sua comunidade. Se tiver qualquer dúvida, comente abaixo que vamos responder você. 

 

 

Referências:

https://exame.com/tecnologia/conheca-o-discord-app-de-comunicacao-que-pode-valer-7-bi-de-dolares/

https://www.indexventures.com/perspectives/creating-belonging-community-discords-jason-citron-on-leading-during-covid-19/

 

https://blog.discord.com/behind-the-curtain-how-three-communities-found-success-in-stage-events-fbfae0c7f856

 

 

Amanda Salim
Amanda é jornalista, cofundadora da CM School e Head of Community for Latam no Mercado Favo.





 

 

Receba nossa newsletter semanal