3 maneiras para o CM aumentar o engajamento

engajamento estratégia gestão
como community manager aumenta o engajamento

Começar uma comunidade não é fácil, mas, em seguida, vem a parte difícil que é a de engajar seus membros. Já demos 5 dicas para você engajar sua comunidade. Agora, acrescentamos novas maneiras para o Community Manager aumentar (ainda mais) o engajamento.

 

1. Seja sempre claro e transparente

Deixe claro quais são os propósitos da comunidade e como cada membro pode contribuir ali dentro. Todos têm um papel importante para o sucesso da comunidade e, seguindo com os mesmos propósitos, a jornada será mais tranquila, divertida e benéfica para todos.

Cabe ao Community Manager lembrar e relembrar sempre qual o propósito da comunidade e por que estão ali.

Neste contexto ele deve envolver os membros e não apenas informá-los. Fazer algo "para" os membros e não "com"eles é receita certa para a comunidade fracassar.

 

2. Quebre o gelo e construa relacionamentos


Quando for apropriado, quebre o gelo e busque conhecer seus membros. Não é tudo negócio. Se você descobre um interesse em comum, explore ele com seu membro.

Pergunta para seu membro qual é o objetivo dele na comunidade e ajude ele a atingi-lo. Sempre relembre que você está aí para ajudar ele e que podem confiar em você.

Esta é um forma de dar aquele toque pessoal para construir confiança e aumentar o engajamento do seus membros.

 

3. Modere a sua comunidade


Sim, é importante permitir que sua comunidade realmente se expresse. Mas, por outro lado, é crucial que você tome medidas para manter sua comunidade em um espaço seguro no qual os membros respeitem as opiniões uns dos outros.

Em outras palavras, você precisa moderar a comunidade a fim de evitar bullying, negatividade e comportamentos ofensivos ou inadequados.

Já criou as regras e combinados da sua comunidade? Senão, bora lá!

Exemplo de combinados da CM School

 

Ficou com alguma dúvida? Me chama e vamos conversar!

 

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.


Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis