
O calo aperta quando o assunto é mensurar dados, organizar suas métricas e mostrar resultados, não é verdade? Essa é uma das maiores dificuldades na vida de todo Community Manager.
Por isso preparamos esse artigo que vai esclarecer:
- O que é um dashboard
- 4 motivos pra você criar um dashboard
O Que É Um Dashboard?
O dashboard nada mais é do que um painel personalizado para exibição de informações, métricas e indicadores da empresa.
Este painel facilita a visualização dos indicadores que você precisa acompanhar pra que você saiba, no dia a dia, se suas iniciativas estão entregando o que você precisa. Em outras palavras, o dashboard te mostra se você está alcançando seus objetivos ou não.
A produção dele é feita no Power BI, ferramenta pertencente à Microsoft, que permite a união de dados e informações.
O dashboard pode receber os dados de forma manual (dá mais trabalho, claro) ou automatizada.
Para Que Serve Um Dashboard?
O painel permite o acompanhamento das métricas da sua comunidade.
Aprenda sobre 4 métricas de ferramentas de comunidades. Parte 1
A ideia é que nele estejam representados os números relevantes para a estratégia de negócio e para o alcance dos objetivos organizacionais.
O objetivo é que você bata o olho e rapidamente entenda como está a saúde da sua comunidade e das iniciativas que você vem propondo. Olhando mais profundamente os números você consegue entender o que está indo bem, mal, o que deve ser mantido e onde precisa de ajustes.
Você precisa saber quais dados estão disponíveis e selecionar aqueles que fazem sentido pra você e pra sua comunidade. O que você quer acompanhar? Que resultados precisa mensurar?
Sendo assim, de forma geral, o dashboard tem os seguintes objetivos
- Mostrar indicadores e métricas de forma objetiva e clara.
- Embasar a tomada de decisão.
- Acompanhar o desempenho da comunidade.
- Facilitar o monitoramento de dados.
O dashboard facilita a visualização bem como a interpretação dos dados da sua comunidade por meio de elementos altamente interativos, personalizáveis e intuitivos.
O painel também reduz o tempo investido na análise, já que os dados e relatórios estão sempre atualizados em tempo real.
4 benefícios de criar um dashboard pra sua comunidade.
1. Auxilia na tomada de decisões
O processo de tomada de decisões fica cada vez mais fácil através dos dashboards, que centralizam informações de fácil visualização e compreensão, possibilitando uma visão ampla do seu negócio (atividades, investimentos, KPIs, prazos, taxa de engajamento, entre outros).
Quando se trata de métricas para comunidades, por onde começar?
2. Otimização de tempo e recursos
A visualização por dashboards otimiza o tempo dos líderes para tomarem decisões e evitarem trabalhos manuais e complexos com a organização de dados, passando a priorizar outras atividades mais relevantes.
3. Avaliação de tendências
Através dos dados reunidos nos dashboards, é possível avaliar tendências positivas e negativas do resultado do seu projeto e de cada um dos seus indicadores. Desta forma, fica mais fácil atuar em correções necessárias e eliminar gargalos.
4. Vantagem competitiva
O acesso rápido de toda a equipe da empresa ao painel consegue mostrar o sucesso e a importância da comunidade dentro da empresa e a sua vantagem competitiva.
Maratona CM School: sua comunidade como vantagem competitiva
Quer aprender, na prática, o passo a passo de como criar um dashboard pra sua comunidade?
A aula está disponível no nosso canal do YouTube até o dia 05/08, depois ficara disponível dentro do nosso curso Community Management Strategy.
Clique aqui pra saber mais sobre o curso.
Amanda Salim
Amanda é jornalista, especialista em comunicação digital e cofundadora da CM School.
Faça parte da nossa comunidade de profissionais de comunidade