5 dicas para você engajar agora sua comunidade

engajamento estratégia inspiração
5 dicas para você engajar agora sua comunidade

Criar uma comunidade não é fácil, mas se você está lendo este texto é porque muito provavelmente já passou por esta etapa. E agora, o que vem pela frente?


Engajar pessoas dentro de qualquer comunidade é um baita desafio. Apenas compartilhar conteúdo não é suficiente.

O envolvimento da comunidade depende dos benefícios para os membros que a constituem. Mas, sejamos sinceros: os benefícios da construção da comunidade e do envolvimento dos membros são inúmeros.

Só para citar alguns ganhos, gera mais leads, melhora a fidelidade à marca e aumenta a retenção de usuários. Além disso, não devemos esquecer que ter uma comunidade ativa e envolvida é imensamente mais econômico e vantajoso do que investir uma tonelada de dinheiro no Facebook ou no AdWords para gerar leads.

Em resumo, as estratégias de engajamento da comunidade são cruciais para criar e nutrir seus clientes, usuários e fãs, mas é importante lembrar que, aqui, não existe receita de bolo.

Cada caso é um caso, cada comunidade tem suas particularidades e pode demandar diferentes iniciativas. Mas, embora cada comunidade tenha seus próprios valores, propósitos e interesses, separamos algumas estratégias que você pode começar a implementar a partir de agora para, não só envolver toda a comunidade logo de cara, como também mantê-la ativa e próspera ao longo do tempo.

 

1. Dê aos membros da comunidade um lugar para eles se expressarem


Qual o elemento mais importante de qualquer comunidade? Seus membros, claro. Portanto, lembre-se de que uma comunidade de sucesso é quase toda sobre eles, não sobre você. As pessoas gostam de conversar entre si sobre coisas que são importantes para elas e isso é algo que você deve sempre incentivar. Se você se tornar um canal para esse tipo de comunicação entre as pessoas, irá capturar as emoções do seu público como ninguém mais. Você ainda ganha pontos extras se fornecer um grande público para os verdadeiros artistas da sua comunidade.

 

Quanto mais seus membros sentirem que estão sendo ouvidos e valorizados, maior a probabilidade de permanecerem na sua plataforma. Isso torna a construção e o envolvimento da comunidade uma excelente ferramenta para retenção.

 

Se um membro da sua comunidade esteve no jornal recentemente, por exemplo, poste a menção para que todos vejam. Se outro membro ganhou um prêmio, faça um comentário de parabéns. Quando você projeta os holofotes sobre eles, incentiva-os a dar um passo adiante e a falar e se expressar mais.

O conteúdo gerado pelo usuário é uma ótima maneira de mostrar à sua comunidade online que você se importa com as ideias deles.

2. Dê boas vindas aos novos membros


Saudar os recém-chegados não é uma ideia nova, mas o número de Community Managers que esquecem dessa etapa crucial não é pequeno.

Configure um email de boas-vindas. Apenas certifique-se de fazer algo para reconhecer e agradecer às pessoas por ingressarem na sua comunidade. Faça com que cada uma delas se sinta bem-vinda e querida por estar ali.

A partir do momento que seus membros se sintam parte da comunidade, é muito mais provável que eles se envolvam ativamente as ações propostas. Você também pode aproveitar a mensagem de boas-vindas para explicar o objetivo da comunidade, apresentar as regras e passar algumas ideias a respeito do que eles devem esperar ou como podem contribuir. Essa é uma das estratégias mais simples de engajamento de comunidades, mas é incrivelmente eficaz. 

3. O envolvimento da comunidade começa com compreensão e valor


Se você sempre pensa em melhorar o dia de outra pessoa, receberá ótimas respostas emocionais do seu público. Não importa se suas postagens são de natureza divertida ou de alcance sério, se são relevantes e precisas, você sempre terá uma ótima resposta. O envolvimento da comunidade é entender o que os membros (e suas conexões) querem e, a partir daí, agir sobre ele.

4. Apoie-se em entretenimento e educação


Se você não conseguir encontrar algo relevante para o dia, recorra a conteúdos divertidos e educativos. Às vezes, é bom acabar com a monotonia do momento com uma história alegre com a qual todos (ou quase todos) se identificarão. Conteúdos engraçados também são muito mais fáceis de envolver os membros, afinal de contas, quem não gosta de uma boa risada?

5. A gamificação ajuda (e muito)!


A gamificação é usada literalmente em qualquer lugar. Por quê? Porque funciona! Ela aumenta o engajamento e incentiva a participação dos membros de qualquer comunidade.

 

Gamification é basicamente adicionar elementos de jogo a algo tradicionalmente não relacionado a jogos para torná-lo mais interessante e atrativo. Quando isso é aplicado adequadamente à sua comunidade online, por exemplo, a gamificação pode incentivar seus membros a participar, aumentar o engajamento e levar a uma comunidade mais ativa como um todo.

Os elementos de gamificação mais comuns usados nas comunidades online para aumentar o engajamento e incentivar os membros são:

1. Capacidade de ganhar pontos
2. Capacidade de ganhar distintivos
3. Tabela de classificação
4. Capacidade de subir de nível e ganhar um título
5. Capacidade de selecionar um avatar e nome de usuário personalizados
6. Capacidade de ganhar recompensas

Esses métodos funcionam simplesmente porque a gamificação cria um senso de competição. Se olharmos para os gigantes das mídias sociais que são bem sucedidos em estabelecer um senso de pertencimento, veremos que eles usam o gamification há muito tempo.

Instagram, LinkedIn, Twitter, Facebook e outros têm elementos de gamificação incorporados em suas plataformas. Por exemplo, o número de "seguidores" ou "amigos" que um usuário possui é um elemento de gamificação. Usuários mais populares terão mais seguidores ou amigos, então mostrar quantas pessoas estão "assistindo" sua conta é essencialmente um concurso de popularidade.

A competição é algo que ressoa com todos. O desejo de competir e alcançar é uma resposta humana inata, mesmo que em pequena escala. Abaixo, os três pilares da gamificação, que fazem um excelente trabalho ao explicar a psicologia por trás da gamificação e por que ela funciona.

Resumindo, a gamificação oferece uma oportunidade de reconhecer, incentivar e recompensar efetivamente membros que ajudam a tornar sua comunidade o local vibrante e envolvente que você deseja que seja.

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.

 

Receba nossa newsletter semanal