5 Ferramentas que você pode usar na sua comunidade

digital ferramentas gestão liderança
Fóruns online

 

Encontrar e definir a ferramenta certa é um dos desafios que todo Community Manager enfrenta em algum momento da gestão da sua comunidade. 

 

Escolher qual ferramenta usar pode ser uma tremenda dor de cabeça.

 

Telegram ou WhatsApp? Discord ou Slack? 

 

É por isso que, neste artigo, vamos apresentar 5 ferramentas para gestão de comunidades com dicas de como fazer a escolha certa para seus membros.


Bora pras ferramentas?

 

 1)  WHATSAPP 

 

O WhatsApp é uma das ferramentas mais simples e, ao mesmo tempo, a mais famosa que você  deve conhecer. Nele dá para trabalhar mensagens com título,  fotos, adicionar uma descrição no grupo, colocar links e ver quais são os participantes dessa comunidade. 





Um dos pontos positivos do WhatsApp é que essa ferramenta está na mão de todo mundo (seja na web ou no celular),   o que pode trazer muitos benefícios pra sua comunidade. 

 O  WhatsApp é recomendado para empreendedores e pessoas muito ocupadas, que não sejam do mundo da tecnologia por ser mais prático e fácil. 

 Para saber sobre como usar o WhatsApp na sua comunidade, leia esse artigo: 6 dicas para fazer gestão de grupos no whatsapp e aprenda agora mesmo. 

 

2) TELEGRAM

 

O Telegram é uma das ferramentas preferidas para gestão de comunidades, pois tem várias possibilidades dentro dele. 

 Você pode, por exemplo, criar pastas para se organizar e organizar as conversas da sua comunidade. 





Nessa ferramenta você também pode postar muitos conteúdos em formato de vídeo e áudio, pode realizar pesquisas, emitir/receber reações e as pessoas podem comentar sobre o assunto que está sendo discutido.

 No Telegram você também pode criar grupos, como o WhatsApp, só que com muitas mais funções como react, stickers, emoji e gifs. Uma ferramenta, enfim, mais completa para sua comunidade. 

 

Ficou na dúvida entre o Telegram e WhatsApp? Leia esse artigo no nosso blog. 

 

3) DISCORD

 

O Discord é uma ferramenta que começou com os gamers e agora está indo também para o mundo do trabalho. 

 Ele tem um visual que lembra os fóruns dos anos 90 e você consegue ver muitas informações, muitas coisas juntas no mesmo lugar - o que pode acabar deixando as coisas um pouco confusas. 





Dentro da ferramenta você encontra hashtags que te ajudam a encontrar informações das comunidades que estão ali, como por exemplo avisos, pesquisas, regras e dúvidas sobre a comunidade. 

 Você também encontra um bate papo geral e pode enviar mensagens diretas para as pessoas.

O Discord é uma plataforma bem mais completa que o Whats e o Telegram, pois nela você pode segmentar - através das hashtags e dos canais -, diferentes interesses e grupos dentro da comunidade. É uma plataforma recomendada para comunidades grandes.

Clique aqui e veja 3 exemplos de comunidades no Discord. 

 

4) SLACK 

 

O Slack é muito similar e mais simples que o Discord e é mais recomendado para startups, desenvolvedores e comunidades grandes. 

 Apesar de ser parecida com o Discord, é uma ferramenta mais fácil de mexer e está em constante evolução, portanto é uma opção bem legal e interessante.

Muitas empresas vem usando o Slack como sua principal plataforma para comunicação interna. 





Dentro do Slack você encontra várias comunidades e grupos. A comunicação é dividida em canais onde as pessoas se apresentam, divulgam eventos, vagas e mandam mensagens diretas para as pessoas. 

 A plataforma desenvolveu uma nova funcionalidade que se chama SLACK CONNECT,  que serve para mandar mensagem direto para uma pessoa ou criar canais com pessoas que usam essa ferramenta mas não necessariamente estão dentro do grupo da comunidade. 

 O Slack é muito recomendado para o ambiente de tecnologia. É possível enviar áudios, criar canais segmentados com interesse, etc.

 Tem até um canal para conversar por áudio em que você convida alguém para participar e bater papo.Ao invés de ligar por telefone, a pessoa aceita o seu convite e entra no seu “círculo”.

 

 5) FÓRUM

 

O Tribe é recomendado para comunidades grandes, com muitas pessoas entrando o tempo todo. 

 Lá as pessoas criam conteúdos, fazem perguntas e podem criar enquetes. 

 Também é possível criar tópicos, colocar  descrições e navegar por subcategorias.

 Outra opção é criar grupos. Você consegue ver todas as pessoas que fazem parte desses grupos e elas também podem participar e criar enquetes. 





Dentro dessa ferramenta existe um sistema de gamification onde você pode ganhar e somar pontos assim que você postar, curtir e comentar. Os pontos  variam de acordo com sua interação. 

 Dá para linkar com o Telegram, ou seja, as pessoas que estão no fórum podem clicar no link e  conversar direto no Telegram. 

 Dá para colocar um menu na parte de cima e, ah, também tem a mensagem direta. 

 

Ficou curioso pra ver como algumas destas ferramentas funcionam na prática? Então bora assistir a um vídeo incrível que fizemos: 

 

 

 

 

Quer aprender mais sobre ferramentas para gerenciar sua comunidade? Clique aqui.

E aí, fora o Whats, você já conhecia alguma destas ferramentas?

Tem alguma outra que você gostaria de indicar?

 

 

 

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é maior especialista em estratégias para comunidades do Brasil e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do país antes de fundar a Community Manager School.

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis