6 benefícios de ter um fórum na sua comunidade

digital ferramentas gestão planejamento

 

 

Neste artigo, vamos mostrar  tudo o que você precisa saber sobre fóruns. Do que se trata, alguns exemplos e quais os seus benefícios.

 

 Os Community Managers estão constantemente procurando maneiras novas e mais eficazes de envolver seu público-alvo. Mas, apesar das mídias sociais serem universais e do aumento global da conectividade, pode ser mais difícil ter sucesso.  

 Os canais sociais habituais estão inundados de muitos assuntos, e está se tornando mais difícil para as marcas se fazerem ouvir em meio a todo esse barulho,  o que dificulta que seu nicho seja o principal foco de uma pessoa dentro de um espaço virtual tão diverso.

No ano de 2020, por exemplo, uma grande reformulação do algoritmo do feed de notícias do Facebook diminuiu muito a visibilidade do conteúdo postado nas páginas de negócios.

Portanto, o que as empresas podem fazer para impulsionar o crescimento da marca em uma época em que as distrações estão por toda parte e os terceiros apresentam uma gama cada vez maior de desafios e preocupações? Um método testado é implementar um fórum de discussão.

 

O que é um fórum?

 

Os fóruns da comunidade são um espaço onde seus membros (ou clientes) se juntam e colaboram.

Eles também podem ajudá-lo a fornecer melhor suporte e aumentar a fidelidade à marca, além de ser uma fonte poderosa de feedback dos clientes pois essas plataformas online são onde os usuários podem fazer perguntas, participar de debates, compartilhar conhecimento e discutir temas de interesse comum.

 Alguns exemplos de fóruns brasileiros são o Techtudo - um espaço para as pessoas falarem sobre tecnologia, desde como instalar um aplicativo até o compartilhamento de dúvidas sobre problemas técnicos. 

Ou a NuCommunity, o fórum do banco digital Nubank- um espaço para usuários (ou não) do cartão compartilharem suas experiências sobre o banco. É um baita sucesso. 

 

 

Existem também fóruns mais amplos que têm diferentes tópicos sobre categorias específicas que os usuários podem encontrar facilmente, como o Reddit, ou fóruns de perguntas e respostas, como o Quora.

Ou também o Discourse, que tem muitas funcionalidades e sobre o qual já escrevemos no blog:Discourse, uma ferramenta para criar seu fórum de comunidade”

 

 Descubra 6 benefícios de ter um fórum na sua comunidade.

 

1. Melhorar o suporte ao cliente

 

Um dos principais benefícios de ter um fórum é que ele se torna um ótimo suporte ao cliente.

O suporte pós-venda nunca foi tão importante como é hoje em dia, porque um suporte ao cliente ruim pode significar a morte até mesmo dos melhores produtos e serviços fazendo com que a pessoa perca o interesse no seu produto. 

Vivemos na era da rapidez e facilidade, portanto ninguém quer esperar por uma resposta a um e-mail ou ficar na fila de uma ligação na esperança de que alguém atenda.

 

 

 

 

Uma das funções de um fórum de discussão é fornecer suporte de autoatendimento peer to peer (pessoa por pessoa). Clientes podem compartilhar e responder resoluções de problemas comuns.

Isso não apenas permite um suporte melhor e mais rápido - também alivia a carga das equipes de atendimento ao cliente, desviando respostas que já foram respondidas ou problemas comuns.

 

2. Aumentar as classificações de pesquisa

 

 As empresas gastam uma parte significativa de seus orçamentos de marketing em coisas como criação de conteúdo e mídia social para aumentar a visibilidade, mas é uma batalha constante para ser ouvido.

 O conteúdo gerado pelo usuário, como o publicado em fóruns de discussão, pode complementar os esforços de marketing de conteúdo de uma marca e aumentar a visibilidade exponencialmente.

 

 

A maioria dos fóruns de discussão é aberta ao público, o que significa que os mecanismos de pesquisa os rastreiam e indexam.

Os motores de busca também favorecem o conteúdo gerado pelo usuário por sua autenticidade e, quanto mais tópicos de discussão houver, melhor. Muitas empresas veem a melhoria do SEO como um dos principais benefícios de ter um fórum.

 

3. Aumentar o customer success

 

O customer success, ou sucesso do cliente, é usado para conquistar a lealdade dos clientes à marca.

Para aumentar a lealdade e conquistar a defesa da marca , as empresas precisam fazer todos os esforços para garantir que seus clientes alcancem os resultados desejados ao usar seus produtos ou serviços.

 

 

Os fóruns de discussão podem se tornar plataformas de compartilhamento de conhecimento completos que os clientes podem usar como referência para dicas, guias, sugestões e soluções para problemas comuns.

Os membros mais valiosos são aqueles que ajudam outros clientes a obter respostas, fornecendo as informações de que precisam para obter mais dados dos produtos e serviços que amam.

Veja mais sobre sucesso de cliente nesse artigo e aprenda 5 estratégias para fazer isso.  

 

4. Impulsionar ideias de novos produtos

 

Sempre foram necessários e incríveis os insights dos consumidores na parte de criação, já que apresentar o próximo produto ou serviço é muito mais fácil quando há mais pessoas a bordo para ajudar.

Os fóruns de discussão são perfeitos para crowdsourcing, que significaum modelo de produção que se usa se conhecimentos coletivos e voluntários  para solucionar problemas do dia a dia ou desenvolver novas tecnologias ou produtos.

 

 

Eles podem servir como espaços para teste e feedback e repositórios completos de valiosos insights do cliente que as equipes de desenvolvimento de produto podem utilizar para melhorar constantemente sua proposta de valor.

Os membros podem votar positivamente em suas ideias favoritas para novos produtos, recursos e serviços para ajudar as marcas a identificar e capitalizar em novas oportunidades.

 

Para saber mais sobre a importância das comunidades no financiamento coletivo, leia esse artigo.

 

5. Identificar os problemas mais rapidamente

 

Outro benefício de ter um fórum é que ele permite que as empresas identifiquem problemas com mais rapidez.

As empresas enfrentam muitos desafios quando se trata de identificar problemas com seus produtos ou serviços e gerenciar uma boa reputação. 

Com tantas plataformas para monitorar, muitas vezes é difícil encontrar, priorizar e amenizar muitos desses problemas.

 

 

Ao fornecer aos clientes um recurso mais fácil para relatar os problemas, as equipes de suporte ao cliente e de desenvolvimento de produtos terão acesso imediato às informações de que precisam para resolvê-los. 

Isso é muito mais eficaz do que vasculhar incontáveis feeds do Twitter, postagens no Facebook e avaliações em sites de opinião de consumidores. Através do fórum você tem contato com opiniões mais rápido.

 

6. Aumentar o engajamento do cliente

 

Ai entra a importância do engajamento pois, muitas pessoas seguem marcas nas redes sociais, mas embora a contagem de seguidores na casa dos milhares possa parecer impressionante, eles não significam nada se os clientes não estiverem ativamente engajados.

Clicar no botão 'curtir' ou 'seguir' não adiciona nenhum valor para o negócio. Além disso, se uma alta contagem de seguidores não for apoiada por altas taxas de engajamento, o perfil em questão pode acabar sendo mais um passivo do que um ativo valioso.

 

 

Os fóruns de discussão sobre marcas geralmente fornecem um senso muito mais forte de propósito e pertencimento. Impulsionados por uma conversa significativa, os membros são mais propensos a se envolver e verificar regularmente se as pessoas responderam às suas postagens e isso, consequentemente, aumentará o engajamento da comunidade. 

Para aprender sobre como engajamento para sua comunidade? Então assista agora o vídeo abaixo para aprender 5 dicas na prática.

 

 

 E ai, gostou desse conteúdo?

Já tem um fórum na sua comunidade? 

 

Entre na nossa plataforma gratuita e assista uma live que tivemos com o Marcelo Campos, Community Analyst do Nubank, na qual ele nos conta como surgiu a comunidade do Nubank e qual é a estratégia por trás desta comunidade de sucesso. Cadastre-se na plataforma gratuita e bora assistir!

 

 

 

Adilson Souza
Adilson é criador de conteúdo da CM School e apaixonado por buscar estratégias para melhorar a educação brasileira. 

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis