As 6 frustrações mais comuns dos Community Managers

gestão inspiração planejamento
As 6 frustrações mais comuns dos Community Managers

A vida de um líder não é nada fácil. Atenção: falei líder, não chefe. Sim, porque, infelizmente há CMs que assumem um papel de chefe, o que é beeeem diferente. Mas vamos deixar esse papo para outro artigo.

 

Gerenciar uma comunidade não é nada fácil. Há vários desafios diários e os Community Managers precisam ser bastante resistentes e flexíveis.

Abaixo, compilei algumas das frustrações mais comuns destes líderes (parte do que tenho ouvido durante os últimos anos):

 

“É difícil trazer pessoas para os meus eventos”

Esta é uma frustração clássica.

Cria-se um evento, divulgam de todas as formas possíveis e, a partir daí, senta-se esperando todo mundo chegar.

A verdade é que, para trazer pessoas, é preciso fazer mais do que isso. Foi por conta deste tema que Adriana Giglio da Bold Eventos Estratégicos fez uma colive junto comigo para falar sobre este assunto. Veja a gravação no IGTV da CM School ou leia tudo aqui.

 

“Não sei mensurar meu trabalho e mostrar resultados”

Mais uma na lista dos CMs.

Mostrar resultados qualitativos é uma das tarefas mais difíceis dos Community Managers, sobretudo quando ele está sozinho no time, cuida dos eventos, divulga, cria conteúdo e além disso, precisa condensar todos os dados numa planilha de excel.

Alguns materiais são guias neste assunto e recomendo algo que escrevi há mais de 1 ano sobre métricas e KPIs. Este é um tema que trabalhamos muito na CM School, mostrando cases reais para você aprender a criar um dashboard de resultados para a diretoria da empresa ou da organização que cuida da sua comunidade.

“Os membros não engajam como eu esperava”

Antes de olhar pra isso, será que o seu propósito está bem definido?

Todos os membros concordam? Numa comunidade as pessoas fazem parte de um bem maior. Antes de engajar ou criar eventos e rituais, você precisa definir isso muito bem.

Outro hack que posso te recomendar é incluir seus membros nas ativações (rituais, cerimônias, eventos, meetups).

Quanto você tem feito isso? Eles participam e decidem o conteúdo ou tema dos meetups que você organiza ou apenas consomem o que já chega pronto?

 

“Não tenho orçamento suficiente para tudo que eu quero fazer”

Esta parte é realmente muito difícil porque se trata de uma nova área com poucos cases no Brasil.

Nem os Community Managers Plenos ou Seniores têm muita experiência gerenciando comunidades, então fica difícil para a direção da empresa confiar e investir uma verba mais agressiva.

Então, para resolver isso, bora mostrar resultados e, aos poucos, você vai conseguir mais orçamento.

A dica aqui é: ao pedir mais dinheiro, explique o que vai entregar. Por ex: “preciso de X porque vou entregar Y”. E corra atrás disso. Não é pedir por pedir. Mostre que esse dinheiro a mais vai trazer resultados efetivos para a comunidade e para a empresa.

 

“Não tenho time para fazer tudo”

O Community Manager faz tudo.

Faz eventos, happy hours, cria Slack, faz stories nas redes sociais, monta dados na planilha e apresenta um plano estratégico anual. Mas é assim mesmo, meus amigues. O começo é assim.

Estamos no comecinho desta nova carreira no Brasil. O lado bom é que você vai criar sua própria carreira, então se você é o primeiro Community Manager na empresa, tem muitas chances de virar Head ou CCO montando um time diverso - tanto tático quanto operacionalmente. Seu salário também deve aumentar. ;)

 

“Meus diretores não valorizam o meu trabalho”

Esta frustração é muito similar com os 2 pontos anteriores.

Ganhe confiança agregando valor para os membros da comunidade. Colete depoimentos porque essa é uma prova social muito forte.

Aproxime-se dos membros mais engajados e peça ajuda para eles. Aprenda copy e vendas B2B porque há muitas ferramentas no mercado que podem te ajudar.

 

 

Se identificou com o que eu coloquei acima e ainda assim tá com dificuldades? Me chama e vamos hablar!

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis