
Todas as marcas têm a possibilidade de gerar uma comunidade à sua volta. Uma comunidade bem identificada, estruturada e bem gerenciada mantém o seu vínculo com a marca de forma mais intensa, duradoura e genuína.
Marcas que desejam crescer de forma consistente precisam ter engajamento, construir conexões, se aproximar do seu público, demonstrar humanização e gerar uma boa experiência de compra.
Marcas como a Harley Davidson, AirBnb, Apple e Nike cresceram (e se mantiveram no mercado) graças ao envolvimento das suas comunidades.
Quais os benefícios?
A comunidade é a primeira a experimentar produtos ou serviços novos, a primeira a recomendá-los e a primeira a nos dar feedback sobre eles, o que a transforma num magnífico banco de ensaios para a inovação.
O Google, por exemplo, usa a sua comunidade para apresentar novos serviços ou atualizações dos seus produtos exclusivos.
Isso permite corrigir erros, avaliar o interesse e perceber as suas motivações de utilização reais antes de lançar no mercado uma proposta oficial.
Também é uma ótima maneira de saber em primeira mão os problemas que os usuários estão enfrentando e quais os lançamentos que gostariam de ver no futuro.
As comunidades oferecem oportunidades como:
- conhecer melhor os clientes;
- monitorar o que pensam sobre a marca;
- obter insights para a criação de produtos;
- mapear oportunidades de desenvolvimento.
Como aproveitar o marketing de comunidade na estratégia do seu negócio?
Bem, não adianta criar comunidades e não saber aproveitá-las.
-
Defina o propósito de atuação
É necessário estabelecer um propósito para esse grupo funcionar, algo que motive as pessoas a estarem dentro. Por quê elas estão ali? Essa pergunta precisa ser respondida de forma clara por toda a comunidade.
Por isso, se pergunte: por qual motivo atuarei com o community marketing? O que posso entregar que é relevante para o propósito?
-
Pergunte aos membros
De um lado, sua empresa precisa crescer e ter mais lucro. Do outro, os membros têm expectativas e desejos.
Por isso e porque a sua comunidade precisa prosperar, demonstre abertura ao diálogo, pergunte aos membros o que precisam e incentive o feedback.
Estar aberto e escutar de verdade é primordial para qualquer community manager.
-
Mostre-se como especialista
Pense um pouco: você perderia seu tempo escutando um profissional que demonstra insegurança ou falta de domínio em um assunto? Provavelmente não.
Se você se propôs a resolver os problemas dos membros, é importante demonstrar autoridade e saber se posicionar.
Mas a melhor dica deixamos pro final. Se liga só:
Nos dias 07, 08 e 09 de novembro vai rolar o CM Summit 2022, o primeiro e maior evento sobre estratégias de engajamento e community management da América Latina.
O evento vai contar com vários palestrantes - entre eles Ian Black, CEO e fundador da New vegas.
Para saber mais e realizar sua inscrição, é só clicar nesse link: CM Summit 2022
Gabriela Montezi
Gabriela é analista de marketing digital da CM School, apaixonada pelo mundo digital e por criar conteúdos.
Faça parte da nossa comunidade de profissionais de comunidade