Sua comunidade como vantagem competitiva da marca

estratégia gestão liderança
carreira em comunidade

 

Todas as marcas têm a possibilidade de gerar uma comunidade à sua volta. Uma comunidade bem identificada, estruturada e bem gerenciada mantém o seu vínculo com a marca de forma mais intensa, duradoura e genuína.

 

Marcas que desejam crescer de forma consistente precisam ter engajamento, construir conexões, se aproximar do seu público, demonstrar humanização e gerar uma boa experiência de compra.

 

Marcas como a Harley Davidson, AirBnb, Apple e Nike cresceram (e se mantiveram no mercado) graças ao envolvimento das suas comunidades.

 

Quais os benefícios? 

 

A comunidade é a primeira a experimentar produtos ou serviços novos, a primeira a recomendá-los e a primeira a nos dar feedback sobre eles, o que a transforma num magnífico banco de ensaios para a inovação. 

 

O Google, por exemplo, usa a sua comunidade para apresentar novos serviços ou atualizações dos seus produtos exclusivos. 

 

Isso permite corrigir erros, avaliar o interesse e perceber as suas motivações de utilização reais antes de lançar no mercado uma proposta oficial. 

 

Também é uma ótima maneira de saber em primeira mão os problemas que os usuários estão enfrentando e quais os lançamentos que gostariam de ver no futuro.

 

As comunidades oferecem oportunidades como:

 

  • conhecer melhor os clientes; 
  • monitorar o que pensam sobre a marca;
  • obter insights para a criação de produtos;
  • mapear oportunidades de desenvolvimento.



Como aproveitar o marketing de comunidade na estratégia do seu negócio?

 

Bem, não adianta criar comunidades e não saber aproveitá-las.
 

 

 

  • Defina o propósito de atuação

 

 

É necessário estabelecer um propósito para esse grupo funcionar, algo que motive as pessoas a estarem dentro. Por quê elas estão ali? Essa pergunta precisa ser respondida de forma clara por toda a comunidade.

 

Por isso, se pergunte: por qual motivo atuarei com o community marketing? O que posso entregar que é relevante para o propósito?

 

 

  • Pergunte aos membros

 

 

De um lado, sua empresa precisa crescer e ter mais lucro. Do outro, os membros têm expectativas e desejos.

 

Por isso e porque a sua comunidade precisa prosperar, demonstre abertura ao diálogo, pergunte aos membros o que precisam e incentive o feedback.



Estar aberto e escutar de verdade é primordial para qualquer community manager.

 

  • Mostre-se como especialista

 

 

Pense um pouco: você perderia seu tempo escutando um profissional que demonstra insegurança ou falta de domínio em um assunto? Provavelmente não. 

 

Se você se propôs a resolver os problemas dos membros, é importante demonstrar autoridade e saber se posicionar.

  

 

 

 

 

 

Gabriela Montezi
Gabriela é analista de marketing digital da CM School, apaixonada pelo mundo digital e por criar conteúdos.

 

 

Receba nossa newsletter semanal