
Jaqueline Silveira, community manager da CM School, entrou como membro na maior comunidade do ramo da beleza, a Beauty Insider Community, e contou um pouco sobre como a comunidade da Sephora funciona na prática e mostrou o porquê faz tanto sucesso.
Nesse artigo você vai ver um resumo sobre a história da marca e como funciona a Beauty Insider Community, a comunidade da Sephora, a maior rede de lojas de cosméticos e maquiagens do mundo.
-
O início da Sephora
Você se interessa pela área de beleza? Se a resposta for sim, você não imagina a potência que é a comunidade da maior empresa do ramo da beleza. Pode acreditar, você vai se surpreender com os números.
Se você não conhece a Sephora, vou te contar um pouco da história da marca.
Ela foi fundada na França, em 1970, por Dominique Mandonnaud. No início era apenas uma perfumaria e a estratégia adotada é algo muito comum atualmente, mas que no passado causava estranheza. Experimentar o produto antes de comprar (os famosos testes).
Inovar sempre fez parte das estratégias da empresa, e para se tornarem uma marca ainda mais forte, apostaram na Sephora Beauty. Onde, além de perfumes, eles começaram a vender cosméticos e maquiagens.
O sucesso da marca foi tão grande que hoje em dia, a marca conta com 1.750 lojas espalhadas em 30 países.
Já começo avisando que a comunidade é internacional. Mas é possível entrar facilmente de forma gratuita.
A comunidade funciona dentro do site oficial da Sephora com um fórum próprio. Eles utilizam a estratégia de gamificação, utilizando esquema de pontos, distintivos quando conclui alguma etapa, tudo isso para fidelizar ainda mais estes membros e estimularem o engajamento. E acredite, é uma das comunidades mais engajadas que eu já vi!
Mas como funciona na prática, vamos lá?!
Existem 3 categorias dentro da comunidade:
- Grupos
- Galeria de Imagens
- Eventos
-
Sobre os grupos
Dentro do fórum os assuntos são separados por grupos, e os membros podem escolher quais querem participar. Mas já aviso que são tantas opções que você vai gastar um tempo pesquisando quais te interessam mais.
Podemos dizer que o grande diferencial, sem dúvidas, é a proposta. É um espaço recheado de conteúdo e o ponto chave é que esses conteúdos não são produzidos por um CM ou Social Media, e sim pelos próprios membros.
Você encontrará dicas sobre os melhores produtos, conselhos para quem trabalha na área, propor desafios, tirar dúvidas. De fato se conectar com quem busca o mesmo que você.
-
Galeria de fotos
Para quem deseja escalar suas vendas, a galeria de fotos é uma ótima opção.
Neste espaço, os membros podem compartilhar suas maquiagens e marcar os produtos Sephora ou produtos que são vendidos na loja / e-commerce que foram utilizados por esse membro, e quem se interessar consegue comprar os mesmos produtos apenas com um clique.
E tem maquiagem pra todo gosto, viu? Pele jovem, pele madura, oleosa, seca. O que não faltam são opções e variedades de fotos e produtos.
Já que a marca quer associar seus produtos àquela maquiagem a gama de variações precisa ser alta, e como a Sephora revende outras marcas acaba facilitando esse processo.
-
Eventos
A Sephora também promove eventos presenciais e online sobre tendências do mundo da beleza e lançamentos de novos produtos que podem ser exclusivos para os membros. Legal, né? Mas você acha que para por aí?
5 métricas de comunidade para eventos online
Os membros fazem questão de dar seus feedbacks sobre tudo que participaram, inclusive os eventos.
Não tem como não concordar que a Sephora Beauty proporciona uma experiência completa para seus usuários.
Não é atoa que a comunidade conta com 5.918.166 membros, e no total já foram produzidos 2.889.224 conteúdos dos próprios.
Já podemos dizer que é um case de sucesso, né?!
Jaqueline Silveira
Jaqueline é analista de comunidades na CM School. Apaixonada por literatura, compartilha suas leituras no Instagram.
Faça parte da nossa comunidade de profissionais de comunidade