Como funcionam as comunidades no WhatsApp

dados ferramentas inovação
carreira em comunidade

 

A nova funcionalidade do WhatsApp, o WhatsApp Comunidades, está dando o que falar. Muita gente ainda não entendeu muito bem o conceito da nova ferramenta e, por isso, resolveu não usar ou está usando sem saber ao certo pra quê serve.

 

Por isso, Adriana Walter, Cofundadora do hubkn, uma startup que desenvolve uma plataforma para otimização de processos e operações de vendas, explica neste artigo a diferença entre as Comunidades e os Grupos do WhatsApp e explica como usar essa nova ferramenta. 

 

Se você está por fora da nova atualização do WhatsApp, mas quer saber mais, leia o artigo abaixo:

 

WhatsApp Comunidades: o novo recurso do aplicativo pra 2023



Bora conferir?!

 

Você que participa da CM School com certeza aguardou o lançamento da função Comunidades no WhatsApp ansiosamente, assim como eu, Adriana.

Primeiramente, sabemos que o WhatsApp é, hoje, a ferramenta de conversação que mais engaja os participantes - pelo menos no Brasil.

Quando eu comecei minha comunidade testei algumas ferramentas: Slack, Discord, Telegram… Nenhuma gerou o engajamento que eu gostaria, talvez pela natureza da própria comunidade.

Então, optei pelo WhatsApp contra tudo e contra todos, pois a Meta já tinha lançado esse projeto como algo que em breve aconteceria.

No dia 26 de janeiro de 2023 essa nova feature foi lançada aqui no Brasil, e não tive dúvidas: já migrei os grupos que faziam parte da Comunidade para esse novo layout.

Primeiro empecilho: meu WhatsApp era a versão Business, e não rola usar o Comunidades no Business. Conclusão? Backup do meu WhatsApp e bora baixar o normal mesmo. 


Detalhe: meu sócio manteve o WhatsApp Business, e consegui colocá-lo como administrador comigo, mas a comunidade está vinculada ao meu número, então não consegui sair e voltar a usar o Business.

 

 

Sugestão: Se você não quer fazer o mesmo que eu, talvez deva ter dois números/ dois WhatsApps.

O primeiro dia da Comunidade foi uma loucura. Para você entender, eu tinha dois grupos de WhatsApp com personas diferentes, porém relacionadas. Houve uma tentativa geral de dança das cadeiras - quem estava em um queria estar nos dois. Eu usei dois dias da minha vida explicando porque cada um estava onde estava, e porque não fazia sentido estar nos dois. Nem todos gostaram. Mas fazer o que, é a vida…

 

  • O que muda para os grupos que já existiam?

 

A comunidade integra os grupos, podendo haver trocas entre eles - por exemplo um participante que está no grupo A toma conhecimento do grupo B e pode fazer parte. Mas o melhor mesmo é a gestão de avisos através da modalidade Grupos de Avisos que é criada junto com a comunidade. Você cria um verdadeiro  “guarda-chuva” sob o qual estão os grupos que você gerencia.

 

Veja que você pode dividir a sua comunidade em tópicos e assuntos de interesse. E você pode ter um “grupão” onde todos interagem, já que o grande limitador anteriormente era a quantidade de pessoas.

 

  • O que muda para o administrador da comunidade?


Agora é possível:

 

  • enviar mensagens a todos os membros através do grupo de avisos (aquele com ícone de megafone).
  • inserir e remover membros e grupos - ah, bom mencionar que os membros que saem agora só aparecem para os administradores.
  • criar novos grupos dentro da comunidade.
  • apagar mensagens ou arquivos de mídia considerados abusivos (apesar de que isso já estava em uso desde outubro).
  • fazer 50 grupos com 1000 participantes cada, então continua havendo uma limitação.

 

Claro que para tudo isso acontecer em harmonia, é necessário levar a sério seu papel de Community Manager nesta ferramenta também!

 

  • O que muda para os membros da comunidade?



Eles podem decidir quem pode adicioná-los a uma comunidade (como já acontece com os grupos), denunciar abusos, bloquear contatos e sair da comunidade.

Minha dica é avisar os membros dos grupos antes de criar a comunidade: não fiz isso e minha vida virou um caos.

 

Clique aqui e aprenda o passo a passo pra criar sua comunidade no WhatsApp



Além disso, é importante deixar claro o papel de cada grupo dentro do guarda-chuva para que não role uma tentativa de migração em massa (você precisa aprovar, mas ainda é mais simples avisar antes, não?)

Agora, o mais importante: essa funcionalidade não substitui uma ferramenta profissional de gestão de comunidades como Tribe e Circle. Ou seja, não adianta querer esse nível de usabilidade, pois não vai ter. 


É sempre importante entender as limitações das ferramentas e encontrar aquela que se adequa à necessidade da sua comunidade.


Espero ter ajudado!

 

 

Adriana Walter, COO e co-founder da hubkn inc. Especialista em planejamento estratégico e responsável por coordenar as operações da hubkn e também  relações institucionais. Além disso, Adriana coordena 2 comunidades, a Sales Ops Community e a Vendas SaaS Brasil.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis