Como reativar membros inativos na comunidade

estratégia gestão planejamento

Construir e manter uma comunidade online bem sucedida é algo desafiador, mas reativar os membros da comunidade não precisa ser um destes desafios.

 

Em determinados momentos, os membros da comunidade certamente ficaram ou ficarão inativos, mas com uma pequena força você pode ativá-los novamente.

 

O que pode causar a inativação?

Os motivos podem ser vários, dependendo do negócio, da comunidade em si, dos demais membros, etc.  As pessoas se distanciam da sua comunidade por muitas razões. A mais comum tende a ser porque eles vieram por um período de teste e saíram quando este período terminou.

Em outros casos, os membros podem ter começado a trabalhar mais, têm menos tempo disponível….

Ou talvez apenas perderam o hábito de comparecer, de estar ali. Seja qual for o motivo, ainda é possível dar um "chacoalhão" na comunidade.

Aqui estão os 4 jeitos de fazer isso:

 

1. Criar ofertas especiais para membros inativos

 

Determine quais membros ativos se afastaram da comunidade e mande pra eles uma oferta com base nas atividades anteriores O propósito é fazer com que eles retornem à comunidade.

Por exemplo, se eles decidirem não renovar uma assinatura paga, você pode oferecer meses de assinatura a um preço com desconto. 

Coloque uma data de validade na oferta para transmitir uma sensação de urgência.

Se quiser, isso pode ser parte de uma mensagem “sentimos sua falta”.

 

2. Incentivar usuários com novos produtos ou atualizações de recursos

 

 

Os membros da comunidade às vezes se afastam por causa do sentimento de “já estive lá, e fiz tudo que precisava”.

Muitas vezes, a melhor maneira de reconquistar clientes/membros inativos como esses é enviando mensagens ou atualizações detalhando tudo o que há de novo desde que eles saíram e demonstrando por que devem voltar.

 

3. Enviar uma mensagem do tipo “Lembre-se de nós”

 

Iphone 7 Preto Na Mesa Marrom

 

O líder da comunidade que tenta descobrir como reconquistar membros inativos geralmente usa o e-mail “lembre-se de nós/estamos aqui”.

Só tome cuidado com esse tipo de mensagem porque falar sobre o quão solitária sua empresa está desde que esta pessoa se afastou é algo delicado. Quem vai bolar essa mensagem precisa ser cuidadosa.

Uma ideia mais interessante é agradecer pelo seu interesse no passado, perguntar se ele se importaria de responder alguma coisa e atraí-lo com um desconto por tempo limitado se ele se juntar novamente à sua comunidade.


4. Obter alguns dados antes das pessoas sumirem

 

Foto profissional grátis de ajuda, ambiente de trabalho, analisando

Saber porquê as pessoas estão indo embora da sua comunidade é crucial.

Mesmo que você nunca mais os conquiste novamente, esta informação pode ajudar você a planejar um jeito no futuro de reduzir o churn rate (uma medida do número de membros /consumidores que saem de uma comunidade durante um período específico) e evitar que novos membros deem o fora.

Por exemplo, aprender que os clientes/membros da comunidade estão saindo porque você não oferece mensagens privadas proporciona informações acionáveis (dados que, coletados e analisados, possibilitam a tomada de decisão ou elaboração de uma estratégia dentro do seu negócio no futuro).

Portanto, se alguém optou por sair, não deixe que ele suma (claro, se possível) sem dizer o motivo.

 

O ponto fundamental para o sucesso a longo prazo não é apenas quantos novos membros você consegue, mas se você tem a capacidade de reter aqueles que já estão na comunidade. Por isso, use as dicas acima para manter os membros de sua comunidade sempre ativos e satisfeitos.

 

Curtiu as dicas? 

Dentro da nossa plataforma gratuita têm muito mais! É só fazer o cadastro e acessar um montão de conteúdos incríveis, que vão ajudar a prosperar sua comunidade. 

 

Amanda Salim

Amanda é jornalista, cofundadora da CM School e Head of Community for Latam no Mercado Favo.



Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis