Como transformar clientes em nano influenciadores

digital estratégia gestão
Influenciador digital

 

Você já parou pra pensar que o melhor influenciador pra sua marca pode ser o seu próprio cliente ou seguidor?

 

Segundo uma pesquisa feita pela Instituto Nielsen, líder mundial em medição, dados e análises de audiência, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de outras pessoas do que nas marcas. 

 

O conteúdo produzido por um nano influenciador tem o poder de influenciar diretamente a decisão de compra do seu cliente. 

 

Agora, como transformar seus clientes em nano influenciadores? 

 

Bora entender quem são os nano influenciadores e conferir 5 dicas de como você pode fazer isso dentro da sua marca.

 

Quem são os nano influenciadores?

 

Os nano influenciadores são usuários das redes sociais que criam conteúdos digitais e que têm uma média de 1.000 e 10.000 seguidores.

 

O jornal britânico The Guardian afirma que “o nano influenciador é um cidadão digital comum que não é cortejado porque tem apenas mil seguidores.” Ou seja, ele é um usuário de rede social "mais simples" comparado aos grandes criadores de conteúdo.

 

Embora seu público seja pequeno (comparado com os grandes influenciadores) os nano influenciadores tem o poder de criar uma conexão maior e mais direta com os consumidores. Isso porque, no geral, eles buscam maneiras de ajudar seus seguidores, com dicas e tutorias.

Quando alguém quer comprar um celular, por exemplo, pode pesquisar vídeos de outras pessoas testando esse mesmo celular, falando sobre ele. Isso vai influenciar na decisão de compra dessa pessoa. 

 

 

Como os nano influenciadores ajudam as marcas a crescer?

 

Eles podem ser de grande ajuda pra uma marca. 

 

A primeira vantagem é a facilidade de divulgar novos produtos.

 

Além disso, por meio desse tipo de estratégia, é possível alcançar o público-alvo de maneira mais certeira. Basta encontrar um nano influenciador que crie um conteúdo do seu segmento e que possua seguidores semelhantes à sua persona, ou seja, que tenha interesse no seu produto.

 

Como isso funciona?

 

Imagine que você quer divulgar o lançamento de um creme de barbear e o seu público seja homens entre 18 e 45 anos.  Por que não buscar uma parceria entre o perfil que cria conteúdos direcionados pra este nicho e, entre aqueles seguidores, a maior parte tenha as características da sua persona?

 

Incrível, né?

 

Os nano influenciadores colaboram pra que uma marca se torne reconhecida no mercado e também ajuda a trazer (e reter) novos clientes.

 

Vantagens de trabalhar com nano influenciadores

 

As principais vantagens de investir em nano influenciadores:

 

  • São bem mais baratos se comparados com outras estratégias de marketing.

  • Os nano influenciadores têm uma ligação mais próxima com seu público.
  • A taxa de engajamento é maior, justamente por tudo que explicamos acima.
  • As pessoas confiam muito mais em pequenos influenciadores.

     

Como transformar seus clientes em nano influenciadores? 

 

Veja 5 dicas que o Mlabs, a maior plataforma brasileira para gerenciamento de redes sociais, nos dá:

 

  • Crie grupos para clientes.
  • Invista no relacionamento com os seguidores. Você precisa conhecer seu público e quem consome de você.
  • Monitore termos de marca. Isso te ajuda a entender qual é a percepção que as pessoas têm a respeito dos seus produtos ou serviços.
  • Compartilhe e interaja com UCG (conteúdo gerado pelos consumidores).
  • Fomente o compartilhamento. Tudo que é bom (e real) precisa ser compartilhado.

 

Quer aprender, na prática, como transformar seus clientes em nano influenciadores? Se liga só nessa dica mara: 

 

 

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro vai rolar o CM Summit 2022, o primeiro e maior evento sobre estratégias de engajamento e community management da América Latina. 

 

O evento vai contar com vários palestrantes - entre eles Rafael Kiso, CEO da Mlabs, autor do livro Unbound Marketing e coautor do Best-seller Marketing na Era Digital. 

 

Com 21 anos de carreira no mercado digital e fundador da plataforma líder de gestão de mídias sociais no Brasil, Rafael foi eleito, em 2017, o melhor profissional de Planejamento Digital pela ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais).

 

No CM Summit 2022, Rafael vai falar justamente sobre como transformar clientes em nano influenciadores - um assunto que interessa pra absolutamente todas as empresas. Vai ser imperdível!

 

Para saber mais e realizar sua inscrição, é só clicar nesse link: CM Summit 2022

 

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é o maior especialista em estratégias para comunidades do Brasil e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do país antes de fundar a Community Manager School.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis