Conheça as maiores comunidades gamers do mundo

cultura digital futuro inspiração
gamers

 

O entretenimento é um dos mercados mais promissores para os negócios. Nele você encontra músicas, audiovisual (filmes, séries e novelas), a arte, os esportes e os jogos eletrônicos

 

Os jogos (ou games) são responsáveis por grande parte do entretenimento no mundo.

 

Segundo uma pesquisa feita pela Newzoo, uma empresa Holandesa de análise e inteligência do mercado de games, apenas no ano de 2021, o mercado global de jogos eletrônicos movimentou cerca de US$175,8 bilhões e a expectativa é que esse mercado chegue a movimentar mais de US$200 bilhões em 2023

 

Ok, mas onde a comunidade se encaixa nesse mundo dos games? 

 

A comunidade é, na verdade, o coração do negócio. Ter uma comunidade voltada pro mundo dos jogos faz com que a experiência dos jogadores seja enriquecedora e crie um vínculo ainda maior com o jogo.

 

Atualmente as comunidades gamers estão em diferentes plataformas digitais, como:

 

  • Discord
  • Reddit
  • VRG (o fórum dos gamers)
  • Twitch
  • Redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook)

 





Maiores comunidades gamers do mundo

 

Vamos mostrar algumas das maiores comunidades de games do mundo, que contam com um grande volume de membros ativos e com um alto engajamento. 



 

  • Minecraft

 

 

 

Minecraft é um grande sucesso entre a garotada.

 

Minecraft é um jogo em que você constrói coisas com blocos, em um mundo virtual aberto e livre para explorar. 

 

O jogo tem mais de 10 anos desde o seu lançamento, que aconteceu em novembro de 2011, mas ele ainda se mantém ativo no Brasil e no mundo. 

 

O jogo também possui uma série de produtos licenciados e está presente em todas as principais plataformas de jogos eletrônicos. 



 

  • CS:GO (Counte Strike: Global Offensive)

 



 

Nesse jogo você tem que combater os terroristas.

 

Esse jogo foi lançado em 21 de agosto de 2012 e possui uma das maiores comunidades de jogadores do mundo. 

 

Já registrou 24 milhões de jogadores ativos em um único mês no ano de 2020.

 

Também alcançou a marca de 1.4 milhões de pessoas simultâneas em um único final de semana. 

 

 

  • Pokémon GO

 

 

 

Além de ser um anime super famoso, é também um dos jogos mais famosos e que virou febre no Brasil e no mundo desde 2016 (ano em que foi lançado).

 

Nele, os jogadores interagem com o celular caçando diversos pokémons em realidade aumentada, trazendo assim, uma proposta nova para os jogadores e pro mercado dos jogos eletrônicos.

 

O Brasil é o segundo país com o maior volume de downloads com 63 milhões de instalações. No mundo foram 576,7 milhões de instalações.

 

A comunidade inclusive conta com torneios, premiações e diversas ações comemorativas no jogo, o que mantém o engajamento desses fãs muito forte ainda hoje. 

 

 

  • GTA

 



 

Lançado no dia 17 de setembro de 2013, o GTA, uma série de jogos eletrônicos que ganhou os corações de muitos jovens e adultos em vários lugares do mundo.

 

A sigla GTA refere-se à Grand Theft Auto, que é o termo em inglês usado para roubo de automóveis de alto valor. 

 

Esse jogo é um “mundo aberto”, ou seja, nele você tem liberdade de escolher quais objetivos realizar e como realizar.

 

Um dos mais famosos é o GTA V, que já vendeu 140 milhões de cópias mundialmente e possui uma proposta de modo online onde fãs podem customizar o jogo e criar um outro nível de realismo. 

 

 

  • Fortnite

 

 

 

Trata-se de um famoso jogo de tiro onde todos estão contra todos e o último sobrevivente é o vencedor. O jogo foi lançado em 21 de julho de 2017 e tem versões para PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS e Android.

 

O Fortnite é um dos jogos que conseguiu ir além do jogo como produto. Podemos dizer que ele tem explorado outras frentes de entretenimento - como cultura pop e música -, além de ser um dos principais jogos da categoria. 

 

Ele ganhou tanta popularidade que conta com grandes parcerias e personagens licenciados fazendo com que o jogo ganhe novos membros para sua comunidade.

 

Em 2020 o jogo tinha mais de 350 milhões de usuários registrados e com os grandes eventos frequentes os números só crescem. 

 

 

  • Free Fire

 

 

 

Desde seu lançamento em dezembro de 2017, Free Fire virou um fenômeno que já alcançou a marca de 100 milhões de jogadores diários. 

 

Nele, os jogadores ficam em um campo de batalha e atiram em todos ao seu redor, até que o último a sobreviver ganha a rodada. Além disso, existe a possibilidade de jogar em dupla e em grupo em diferentes mapas.



 

  • League of Legends

 

 

 

É um jogo de estratégia em que duas equipes formada por cinco campeões se enfrentam para destruir a base uma da outra.

 

Esse é um dos principais jogos lançado em outubro de 2009 e que possui uma comunidade muito ativa, principalmente entre a galera que joga nos computadores.

 

O jogo já alcançou a marca de mais de 115 milhões de usuários ativos mensalmente. Recentemente lançaram a versão chamada League of Legends: Wild Rift para smartphones.

 

 

  • Roblox

 

 

 

O último da lista, mas o primeiro a ser lançado, Roblox foi lançado no dia 1 setembro de 2006.  

 

Ele é um sistema de criação de jogos online em que a maior parte do conteúdo é criada pelos próprios jogadores. 

 

A plataforma permite ao usuário tanto jogar as produções de outras pessoas, quanto criar a sua própria, o que a torna interessante e diferente de todos os outros jogos.

 

Por isso, no Roblox você encontra, além de pessoas jogando o game, uma comunidade enorme de criadores de jogos. 

 

Atualmente o jogo possui mais de 500 mil criadores de jogos e um volume de 700 milhões de jogadores mensais.

 

O sucesso do produto foi tão grande que a empresa tem ações na bolsa de valores e tiveram um salto de 54,4% de valorização na sua estreia.

 

Quer saber mais sobre o mundo dos gamers e sobre o futuro das comunidades gamers?

 

Então se prepara pro maior evento da América Latina voltado pra comunidades e estratégias de engajamento, o CM Summit. 

 

 

Neste primeiro summit do Brasil dedicado ao tema, mais de 70 especialistas vão discutir engajamento, métricas, vendas, marketing, futurismo, comportamento e muito mais.

 

Também vai rolar um painel sobre as comunidades do futuro em que vamos discutir sobre as comunidades gamers. Neste painel você vai conhecer Pedro Braun, gamer e dono do canal de vídeos de modificação de jogos e animação 2D e 3D, chamado Muleke Rebaixado. 

 

Pedro vai fazer parte de um debate entre 4 gerações e vai falar mais sobre o mundo dos gamers. 

 

O evento vai rolar nos dias 07, 08 e 09 de novembro em São Paulo. Clique no link abaixo para garantir seu ingresso!

 

CM Summit 2022

 

Leia também:

 

 

 

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é o maior especialista em estratégias para comunidades do Brasil e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do país antes de fundar a Community Manager School.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis