Determine um objetivo para sua comunidade

estratégia liderança planejamento

Determinar um objetivo para sua comunidade ajuda você, Community Manager, a estabelecer como ela crescerá, qual tipo de conteúdo deve produzir e como vai falar com os membros da comunidade. 

Todas características da comunidade são adaptadas de acordo com o destino que você estiver buscando para ela. 

Trilhar um caminho certo também proporciona que você saiba o que almeja da comunidade como Community Manager. É simplesmente o primeiro passo. De onde você não pode sair de “mãos” vazias. 

Ao criar uma comunidade, você tem que se questionar:

1. Qual é o objetivo do membro em participar da comunidade?

Eles querem um lugar onde possam compartilhar sua paixão por malhar na academia? Ter mais apoio no seu estilo de vida vegano, valorizar e prosperar sua saúde mental, conhecer mais sobre as peças das motos Harley-Davidson, descobrir mais sobre a região onde vivem, aprender como controlar sua ansiedade? 

Há tantos motivos para criar e gerenciar uma comunidade…
 

Na essência da comunidade deve haver uma razão convincente para os membros pertencerem e se envolverem a fim de compartilhar com outras pessoas o porquê deles gostarem de fazer parte daquele lugar.

 

2. Qual é o meu objetivo como Community Manager ao criar a comunidade?

 

Pode ser uma comunidade totalmente focada na filantropia, (como ONGs) ou altamente focada no lucro. Parece óbvio, mas o seu objetivo e o objetivo dos membros devem ser harmônicos. 

Se o ponto primordial da sua comunidade é financeiro, isso deve complementar o propósito da sua comunidade. 

Os membros de uma comunidade de desenvolvimento pessoal se beneficiarão ao poder comprar cursos ou ao se inscrever para conseguir suporte pessoal e conteúdo útil (conteúdo útil é um serviço com o propósito de resolver algum problema do consumidor).

Os membros de uma comunidade relacionada ao cinema irão amar poder comprar produtos relacionados, além de ingressos (exclusivos, talvez?!). Os membros de uma academia ficarão felizes em ganhar descontos em suplementos, artigos esportivos, etc. 

 

3. Qual é o objetivo geral da comunidade? 

 

Agora, concilie os dois objetivos - o seu e os dos membros em uma única frase que retrate sua comunidade. É fácil e vale a pena criar uma lista com frases até você acertar o real objetivo da sua comunidade.

 

Bora colocar em prática?

 

Por último, deixo um artigo relacionado à definição de objetivos e direcionamento de comunidades:

O que é North Star Metric e como utilizar na sua comunidade?

 

Amanda Salim
Amanda é jornalista, cofundadora da CM School e Head of Community for Latam no Mercado Favo.

 



Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis