Em quais empresas um Community Manager pode trabalhar?

inspiração liderança vagas
carreira em comunidade

 

Aprenda mais sobre 3 tipos de empresas em que o Community Manager pode trabalhar.

 

Em uma brincadeira que eu (Emilliano) fiz no Miro, mapeei 12 segmentos nos quais um Community Manager poderia atuar.

Fiquei chocado porque quando volto neste mapeamento continuo achando mais segmentos. 

Nesse artigo eu vou te mostrar 3 setores nos quais um Community Manager pode atuar e se desenvolver.

 

Ou se quiser assistir ao vídeo….

 

 

 

Se você prefere ler o artigo vamos lá... 

1 - Empresas digitais

Em empresas digitais como as startups, um Community Manager pode se desenvolver porque lá tem empreendedores, fundadores ou até mesmo os diretores com uma pegada digital. 

Esses perfis que começam uma empresa digital do zero enxergam o potencial das comunidades virtuais. 

 

 

O Community Manager pode começar gerenciando audiência nas redes sociais para levar para dentro da empresa, nutrindo e engajando os clientes que agora são os membros da comunidade. 

Se você quiser aprender mais sobre comunidades de startups, veja este artigo que Pedro Henrique, Community Manager de comunidades de inovação escreveu.

 

2 -  Empresas de jogos online

 

Hoje existem empresas como a Level Up que gerenciam comunidades de videogames ou jogos eletrônicos.

O Community Manager tem o papel de cuidar da comunidade dos desenvolvedores de jogos, dos criadores de conteúdo e dos membros, dos próprios jogadores que jogam o jogo e estão dentro da comunidade.

 

 

Ele tem um papel estratégico para manter a saúde dessa comunidade, como, por exemplo, manter fora os provocadores ou trolls, como são chamados estes membros nas comunidades de gamers.

Quer aprender mais sobre o perfil dos membros em comunidades em comunidades de jogos online? Veja este artigo que separamos para você.

 

3 - Universidades ou escolas

 

Toda universidade ou escola digital tem um grupo de professores e alunos - uma audiência que pode se transformar em uma comunidade.

Lá, o Community Manager pode se desenvolver porque a cada ano que passa são novos alunos que vão entrando, o que pode criar uma comunidade de professores ou alunos. 

 

 

Com o avanço da pandemia, infoprodutores e escolas digitais foram pipocando, o que foi uma ótima oportunidade para que o Community Manager se desenvolva nesses setores.

Quer saber mais sobre como fazer carreira como Community Manager? Leia este artigo completo sobre os cargos que você pode desempenhar.

 

E aí, você trabalha em algum desses segmentos? 

Tem algum que eu tenha esquecido?

Entre na nossa biblioteca online gratuita onde você vai encontrar mais de 60 conteúdos aprender a criar e gerenciar uma comunidade de fãs

 

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é maior especialista em estratégias para comunidades do Brasil e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do país antes de fundar a Community Manager School.

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis