Growth em Comunidades: Como se deve preparar o Community Manager?

engajamento estratégia gestão inspiração planejamento
Growth em comunidades

O meetup CM & Friends chegou na sua edição #38 com conteúdo de muito valor criado pela própria comunidade.

Ao vivo no Linkedin, YouTube e Facebook, o encontro é transmitido nas redes sociais para que a comunidade possa aprender e animar para subir no palco nos próximos encontros.

Se quiser saber mais sobre o nosso meetup mensal, leia este artigo que Lia Penteado escrever há alguns meses e explica o que é o CM & Friends.

Na nossa edição de ontem falamos sobre Growth em Comunidades.

Os anfitrões, que são Community Managers, que participaram são:

- Raissa Almeida, do Impact Hub Manais.

- Pam Cotton, da Hubspot.

- Lia Penteado, da Gama Academy.

- Barbara Werlang, da MCI

- Dug Hilpert, da Bossa Box

- Natália Schifino, da Wow Aceleradora.

 

 

Às 19h começou nosso meetup com a Raissa Almeida, Community Leader da CM School, apresentando os convidados e dando dicas sobre como participar do CM & Friends.

Lia Penteado começa falando sobre a definição de Growth que significa crescimento, mas é muito mais usada para escalabilidade ou tracionar rapidamente o crescimento de um produto, de uma startups.

Natália Schifino comenta sobre a importância de testar, errar trazendo um outro conceito do Growth que é o Growth Hacking.

Barbara agrega que Growth é uma metodologia onde querer fazer o máximo possível com menos.

Nesse caso, é crescer a comunidade ou o engajamento com pouca quantidade de recursos, sejam pessoas ou dinheiro.

 

 

Outra reflexão foi sobre crescer comunidades fechadas como o caso da Gama Academy e Bossa Box onde a quantidade de membros não depende do Community Managers e sim como faz a aquisição a empresa onde depois essas pessoas entram na comunidade exclusiva para clientes. 

Lia também cita um e-book do CMXHub sobre construção de comunidades e traz à discussão a táctica de crescer a comunidade com os membros existentes.

Ou seja, tornar mais ativos os membros que estão inativos para aumentar o engajamento.

Outro assunto que se tocou é a questão de usar a diversão e memes para estimular a sua comunidade e a participação dos membros.

Barbara também cita um artigo do Kyle Polar sobre Growth.

Quando perguntam sobre como medir o engajamento, Barbara também recomenda usar uma ferramenta que é um plugin para o navegador Chrome chamado Upfluence

 

 

Se você quiser aprender técnicas de engajamento, te recomendamos este artigo aqui com 5 ideias para aumentar o seu engajamento na sua comunidade.

Sobre engajamento e estimular o crescimento o Dug Hilpert lembra algo muito básico que é preciso sempre lembrar: "Qual é o objetivo com essa ativação na sua comunidade" "Onde você quer chejar"?

Antes de crescer, precisamos ter muito bem-vindo definidos os objetivos.

Pam Cotton, do Hubspot, agrega que na comunidade em inglês não funciona o vídeo ou memes e sim podcast e artigos. No caso, da comunidade para o português, funciona muito bem o recurso de vídeo.

Quer saber mais sobre tudo o que falamos ontem no meetup sobre Growth em Comunidades?

Assiste o vídeo completo no nosso YouTube

 

 

Na próxima edição, vamos falar sobre "Como fazer carreira como Community Manager".

Fique ligado no nosso Telegram, entre na comunidade e fique atento à nossa página do meetup para não perder e fazer a inscrição assim que sair a divulgação do próximo encontro.

 

Amanda Salim
Amanda é jornalista, cofundadora da CM School e Head of Community for Latam no Mercado Favo.

 

Receba nossa newsletter semanal