Leitura obrigatória para Community Managers

cultura estratégia inspiração
Leitura obrigatória para Community Managers

Há algum tempo publicamos aqui quais eram os 3 livros que todo Community Manager precisa ler. De lá para cá, a lista (felizmente) cresceu. Fica ligado porque leitura em dia é bom e todo CM precisa. ;)

 

Vamos à lista? Prepare seu inglês (sorry for that) e olhos à obra!

 

Imagem do livro Make Time


Se sentiu familiarizado com a imagem acima?

Você não está sozinho, por isso o primeiro livro da nossa lista é:

Make Time - How to focus on what matters everyday


Autores: Jake Knapp & John Zratksky

Como eu sempre digo, ser um bom líder significa ter tempo para a sua equipe.

Estar disponível é fundamental, mas como fazer isso se você não tem nenhum controle sobre o seu tempo? Se desperdiça sua energia e as horas do seu dia com coisas que poderiam ser deixadas de lado - ou pra depois?

Pois bem, os criadores do bestseller Sprint: como resolver grandes problemas e testar novas ideias em apenas cinco dias, escreveram um livro sobre gerenciamento de tempo com quatro etapas para te ajudar a melhorar o foco, encontrar mais alegria no trabalho e tirar mais proveito dos seus dias.

Make Time um livro fantástico para aprender como maximizar seu tempo a fim de construir uma comunidade eficaz, além de, claro, ser mais feliz.

O livro explica que a maior parte do nosso tempo é gasto por padrão. Todos nós desejamos mais horas no dia. Todos nós lutamos para arranjar tempo para o que é importante

Os autores “embalaram” as quatro etapas (ou quatro frameworks) com mais de 80 táticas ajudar qualquer pessoa a projetar seu dia em torno das coisas que realmente importam.

Algumas das táticas:

Choose a daily highlight
Be the boss of your phone
Stay out of social media infinity pools
Make TV a 'sometimes treat'
Exercise every day (but don't be a hero)
Eat without screens

 

 

Cultivating Communities of Practice: A Guide to Managing Knowledge


Autores: Etienne Wenger, Richard McDermott & William Synder

Este livro de 2002 permanece atual ao explicar que as comunidades são a maneira ideal para impulsionar estratégias de gestão do conhecimento e construir uma vantagem competitiva duradoura.

Escrito por especialistas, o livro desenha modelos e métodos para desenvolver sistematicamente essas comunidades e mostra como organizações alavancaram comunidades para conduzir estratégias, gerar novos oportunidades de negócios, resolver problemas, compartilhar melhores práticas, desenvolver as habilidades profissionais dos funcionários e recrutar e reter os melhores talentos.

 

For Small Creatures Such as We: Rituals for Finding Meaning in Our Unlikely World


Autor: Sasha Sagan

Qualquer Community Manager que se preze escute/lê a palavra “ritual”e já sente uma faísca de alegria…

Ainda não existe um guia para a criação de rituais em comunidade que trate de aspectos não-religiosos, mas o livro da filha do astrônomo Carl Sagan chega quase lá.

Os rituais são essenciais em nossas vidas e nas comunidades, então se você precisa se inspirar, este é o livro para você.


The Art of Gathering: How we meet and why it matters


Autora: Priya Parker

A apresentadora do famoso podcast Together Apart, do New York Times, compartilha estratégias amplas e específicas para reunir pessoas com foco no que realmente importa.

Parker traz uma nova abordagem sobre a maneira como passamos nosso tempo juntos - em casa, no trabalho, nas comunidades.

Ela afirma que nos concentramos na rotina e nas convenções dos encontros quando deveríamos prestar atenção nas pessoas envolvidas.

É um livro que vai te ajudar a orientar seu trabalho com dicas, princípios e conselhos.

 


Design for Community: The Art of Connecting Real People in Virtual Places


Autores: Derek Powazek

Se você está pensando em construir uma comunidade online, leia antes este livro.

Powazek trabalhou em sites com recursos de comunidade para Nike, Netscape e Sony e, nesta obra que completa 20 anos de idade, ele oferece discussões completas (e atualizadas) sobre todos os aspectos da construção e manutenção de uma comunidade baseada na web.

Existem capítulos sobre como escolher o conteúdo, projetar ("Como você apresenta um sistema de discussão que incentiva uma conversa amigável?"), decidir sobre a tecnologia de backend necessária para executar um site, etc.

Cada capítulo apresenta uma entrevista com um especialista, como Steven Johnson da Plastic.com em design e Emma Taylor, apresentadora do Nervecenter.com, uma "comunidade de hedonistas atenciosos", sobre como estabelecer barreiras e fazer cumprir as regras.

 


Corra para ler e me conta o que achou, combinado?

 

Amanda Salim
Amanda é jornalista, cofundadora da CM School e Head of Community for Latam no Mercado Favo.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis