Minimum Viable Community: O que é e como construir uma

digital estratégia gestão
carreira em comunidade

 

 

Lembra do MVP (Minimum Viable Product ou, em português, Produto Mínimo Viável)? Ele nada mais é do que a versão mais simples de um produto que apresenta suas funcionalidades mais básicas. Trata-se de um produto cujas características são suficientes para atrair clientes e validar a ideia do produto.

 

Da mesma maneira funciona o MVC que, no nosso idioma, seria a Comunidade Mínima Viável. Trata-se de, de maneira bastante resumida, do menor grupo de pessoas reunidas em torno de um propósito comum que estão ali para criar uma comunidade.

 

Quem está prestes a criar uma comunidade pode começar assim, de forma mais tímida, principalmente se não tiver tantos recursos e tempo para investir logo no começo.

 

Comece pequeno e vá longe, certo? Então vambora pra você aprender todo o necessário pra chegar lá!

 

O que é Minimum Viable Community?

 

Entendemos, então, que o MVC requer um pequeno grupo de pessoas para formar este início de comunidade. Certo, mas pequeno quanto? Depende de quantas pessoas você conseguir reunir.

 

Este pequeno grupo pode ser formado por 5, 10, 20, 30, 50 pessoas… O importante é que estes membros sejam engajados e você conheça muito bem quais são suas necessidades e desejos.

 

Você sabe o que é engajamento?

 

A comunidade será pequena, mas precisa ser relevante para quem está ali. Eles precisam enxergar valor na comunidade. É isso que importa.

 

O MVC não é sobre ter todas as peças perfeitas no lugar correto logo no início. É sobre experimentar com a base que você tem na mão. Descobrir o que tem valor. Construir relacionamento e confiança. 

 

Os membros desta comunidade inicial irão te ajudar com feedbacks valiosos sobre o que está sendo construído pra dizer, em outras palavras, se esta construção vale a pena/é viável ou não. Portanto, tenha isso em mente no momento de definir o número de integrantes que irão dar um start na sua comunidade.



Por que começar com o MVC?

 

A resposta mais simples e óbvia é: porque começar a construir comunidade nunca é fácil e porque você sabe muito pouco no começo (por mais que pense o contrário).

 

Partindo desta reflexão, faz sentido começar pequeno, aos poucos e, à medida que a comunidade for crescendo, você faz (de um jeito muito mais fácil e menos impactante) as alterações de rota que forem necessárias.

 

Cada comunidade é um universo absolutamente particular, ou seja, será praticamente impossível que cada aspecto da comunidade esteja 100% redondo logo de cara.

 

Ao mesmo tempo, é importante que o nível de dedicação e cuidado seja alto desde o começo, pois as experiências iniciais dependerão disso. É aquele lance de que “a primeira impressão é a que fica”, sabe? 

 



Quais são os benefícios do MVC?

 

Acima mencionamos que o fato de você começar pequeno te permite fazer ajustes com maior velocidade e menor impacto. Esta já é uma vantagem.

 

A outra vantagem é o fato de você conhecer todos os membros de maneira mais particular. Isso te permite criar conexões ainda mais genuínas e duradouras.

 

Alguns outros benefícios do Minimum Viable Community são:

 

  • Você consegue trabalhar bem com menos recursos

 

Começar pequeno te dá a oportunidade de priorizar um escopo mais amplo da próxima versão de seu produto, serviço ou da própria comunidade, já que você terá como fundamento o mercado real.

 

Sua comunidade vai dizer se aquilo é viável ou não. Quem precisa de pesquisas de mercado quando se tem uma comunidade para perguntar, pedir feedback e opinião?

 

É o momento de criar conexões e proximidade, não de investir em ferramentas e processos.

 

Com poucos recursos, você saberá onde deve investir e o que deve desenvolver. Da mesma forma, você descobrirá que, talvez e ao contrário do que você/a empresa assumiram, será preciso se desfazer de um serviço X, matar parte de um produto Y e assim por diante.

 

O resultado será uma comunidade que atende perfeitamente às necessidades dos seus clientes e, claro, menos dinheiro no lixo com iniciativas e soluções que ninguém quer ou que não funcionarão.

 

  • Você conhece melhor as necessidades dos clientes

 

Começar pequeno e criar a comunidade enquanto obtém o feedback dos membros é uma ótima abordagem para construir a comunidade que seus membros realmente querem desde o início.

 

Construir algo menor vai ajudar você a se concentrar no que é mais importante e te dará espaço para ser flexível e ágil à medida que você for avançando.

 

  • Você recebe feedbacks e escala mais rápido

 

Depois de lançar seu MVC e entender que você tem o que o mercado quer/precisa, os feedbacks recebidos te ajudarão a escalar a comunidade.

 

É infinitamente mais fácil identificar o feedback quando ele vem de um grupo seleto. Em comunidades maiores, onde muitos membros estão compartilhando suas queixas, é muito mais complexo encontrar problemas e tratar todos eles.

 

Com um MVC, você recebe feedback dos seus membros, constrói, mede e aprende em um ritmo muito mais rápido. O resultado é, entre outras coisas, mais oportunidades de negócios para a sua marca e sua comunidade.

 

Faz total sentido, concorda?

 

 

Como construir um MVC

 

  • Por onde começar?

 

Comece fazendo seu planejamento. Descubra quem é seu membro ideal, qual é a finalidade da comunidade e que valor ela irá entregar para seus membros.

 

Começar com personas da comunidade é um bom caminho. Compreender quem é seu público e o que ele precisa é o primeiro passo. Isto também vai te entregar um senso de priorização para definir o que o MVC significa no contexto da comunidade que você está tentando construir.

 

Nesta fase, você também precisará responder o "porquê" da sua comunidade. Pra quê ela existe, final de contas? Você precisa ter muito claro qual é o valor que você entrega aos membros e o que você espera em troca. E tudo isso você só descobre através de feedbacks constantes.

 

Tire muito tempo, neste comecinho, pra conversar com os membros todos juntos e também um a um. Conversas individuais são super importantes para aprofundar temas específicos e relevantes pra comunidade. Ainda são poucas pessoas, então, aproveite!

 

  • Onde devo reunir as pessoas?

 

Definiu os pontos acima? Muito bem. Agora é hora de começar a pensar na plataforma.

 

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta porque depende muito de quem são seus membros, do tipo de comunidade que você está construindo, etc.

 

Há diversas ferramentas no mercado que podem servir pra sua comunidade. Pra entender melhor como escolher e qual usar, assista a este vídeo que preparamos pra você.

 

  • Depois de tudo isso pronto, pra onde vamos?

 

Grande parte dos especialistas afirma que o MVC termina no momento em que você o lança. A partir daí, você precisa coletar dados e insumos para construir o que quer que seja que venha a seguir. 

 

Começar pequeno significa se concentrar nos resultados e aprendizados ao invés das métricas. É entender que o foco, no começo, devem ser as pessoas e apenas as pessoas. 

 

Converse, conheça, ouça quem quer estar ali, experimente. Lembre-se: comunidades irrelevantes simplesmente não sobrevivem.

 

Amanda Salim

Amanda é jornalista, especialista em comunicação digital e cofundadora da CM School.

 

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis