Nômade digital: o que é, quais as vantagens e como se tornar um

digital eventos futuro inspiração
nômade digital

 

Você já ouviu falar sobre ser nomadismo digital ou já pensou em seguir nesse modelo de trabalho dentro de sua profissão?

 

Nesse artigo vamos te mostrar quem é um nômade digital, quais as vantagens de seguir nesse estilo de carreira e como se tornar um. 

 

  • O que é um nômade digital

 

Quando se pensa em nômades digitais, de cara vem à cabeça aquelas fotos do Instagram de pessoas na praia, os pés para cima e o laptop no colo, trabalhando de frente pro mar. 

 

Como o próprio nome diz, o estilo de vida nômade significa não ter um lugar fixo de moradia.

 

Historicamente o nômade está diretamente ligado à sobrevivência, à mudança de habitat para achar um lugar com melhores condições de vida.

 

O nômade digital não é sinônimo de sobrevivência, mas sim de uma nova forma de levar a vida para aproveitar ao máximo novos lugares enquanto continua exercendo seu trabalho - na grande maioria das vezes de forma online.

 

Dependendo da sua área, o equipamento que um nômade digital precisa é um computador e acesso a internet. 

 

Resumidamente, um nômade digital é ser um profissional que trabalha de forma online e que por isso tem a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo, desde que tenha um computador e acesso a internet (o que não é muito difícil de conseguir hoje em dia).

 

  • Vantagens de seguir esse modelo de trabalho

 

Uma das principais vantagens é não ter a obrigação de estar presente, fisicamente, em um local de trabalho fixo. 

 

Além disso, o nômade digital conta com outras vantagens como:

 

  • Autonomia
  • Realização pessoal
  • Ter mais qualidade de vida
  • Liberdade de poder trabalhar em qualquer lugar
  • Liberdade de fazer seu próprio horário de trabalho 
  • Poder conciliar o trabalho pra desfrutar de mais tempo com a família

 

Há vantagens também para a própria empresa que contrata essas pessoas, como por exemplo, a redução de gastos. 

 

O trabalho remoto de qualquer lugar dispensa o pagamento de contas com aluguel de um espaço físico, energia elétrica, água, internet e outros custos para manter um funcionário trabalhando presencialmente.

 

Os dois lados saem ganhando com essa modalidade. Bom, né?

 

  • Como se tornar um nômade digital

 

Os primeiros meses como nômade digital podem ser difíceis, então a palavra da vez é organização: desde a organização financeira (pra pagar as contas mais básicas e não ficar com dificuldades logo no início) até a organização de tempo (não dá pra esquecer da vida tomando sua caipirinha enquanto o prazo do projeto a ser entregue tá logo ali). Isso vai tornar a mudança mais fácil e dar tempo para você se acostumar com seu novo estilo de vida.

 

Tabalhar online enquanto viaja pode exigir algumas qualificações, como usar um programa específico, aprender a mexer em computadores e estar sempre se atualizando com as ferramentas online, principalmente aquelas de gestão de processo/projetos, tarefas e gestão do tempo.

Use e abuse destas ferramentas! Há várias que são gratuitas e trazem muitos benefícios pro seu dia a dia, como Trello, Todoist, Pipefy, entre outras.



Escolher uma profissão que te permita trabalhar de maneira remota é o básico, né, mores, então vem comigo conhecer algumas:

 

  • Editor de vídeos

 

O editor de vídeo pode trabalhar de qualquer lugar editando vídeos interessantes e visualmente atraentes. Se ele estiver no local da produção, pode colaborar com esta etapa também.

 

  • Tradutor

 

Se você fala mais de um idioma, ser tradutor é uma boa opção. Você pode ajudar pessoas e empresas a traduzir documentos, artigos, manuais, livros e até mesmo vídeos. 

 

  • Professor

 

Você pode trabalhar ensinando um idioma, um trabalho artístico ou mesmo especificidades de algumas áreas, como linguagem de programação, estatística ou botânica. Você pode oferecer aulas de reforço para estudantes que têm interesse na matéria em questão. 

 

Essas aulas podem acontecer via chamada de vídeo (ao vivo), gravadas de uma só vez ou até mesmo oferecidas em plataformas de cursos online.

 

  • Gerente de comunidades online

 

Também conhecido como community manager, é o profissional que constrói e gerencia uma comunidade em torno da marca da empresa para a qual trabalha. Além disso, o CM também faz toda a gestão e acompanhamento diário da comunidade.

 

O community manager é responsável por criar e manter relacionamentos com os clientes e pessoas interessadas na marca. 

Quer aprender mais sobre comunidades online e como se tornar um community manager? 

 

Dias 07, 08 e 09 de novembro vai rolar o maior evento sobre comunidades e engajamento da América Latina, o CM Summit. 

 

 

Esse evento vai contar com a participação de vários palestrantes de peso, assim como dinâmica de networking, painéis e muito mais… 

 

O evento é pra você, que tem uma marca e deseja aprender como criar uma comunidade em torno dela, pra você que quer fazer uma mudança de carreira, quer aprender sobre essa carreira tão promissora e pra aprender as melhores estratégias a fim de conseguir engajar seus clientes da maneira correta. 

 

Será um evento híbrido (online e presencial) e o online é totalmente gratuito.

 

Quer saber mais? Só acessar o link abaixo:

 

CM Summit 2022

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é o maior especialista em estratégias para comunidades do Brasil e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do país antes de fundar a Community Manager School.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis