O que podemos aprender com o programa de embaixadores da Lululemon?

estratégia futuro inovação inspiração

Nascida em Vancouver, a Lululemon sempre se imaginou como mais do que apenas uma loja. Relatou ter inventado a moda  athleisure (tipo de roupa que você pode usar para atividades atléticas e em outros ambientes, como no local de trabalho).

 

Lululemon coloca uma missão forte e convincente. Como eles dizem: “elevar o mundo da mediocridade à grandeza”, fazendo parcerias com pessoas que são apaixonadas por elevar suas comunidades, sempre focando em qualidade e não quantidade.

 

Em resposta a esta combinação de missão e estilo, a receita da marca disparou, registrando uma receita líquida de US$ 1,1 bilhão, um aumento geral de 22% em relação ao terceiro trimestre de 2019.

 

Vale ressaltar que os rivais de Lululemon, como Puma e Nike, escolheram ícones do esporte mundialmente famosos como parte de sua estratégia de publicidade.

Na Nike todos os principais embaixadores da marca estão envolvidos na comunicação e no mundo esportivo, como a mais nova embaixadora tenista Sloane Stephens. 

Sloane Stephens Nike


A Nike têm uma abordagem muito boa em relação ao uso da comunidade como estratégia,

E já falamos sobre ela por aqui nesse texto: Como a Nike faz marketing de comunidade

Em vez dessa abordagem, a Lululemon investiu seu tempo e dinheiro em comunidades locais e criou seu famoso programa de embaixador de marca.

E você, investiria em uma comunidade ou pagaria por um ícone super famoso hehe?

Acredito que construir um programa de embaixador sai mais em conta!!

 

Como funciona o programa Lululemon:


Os embaixadores Lululemon espalham a mensagem Lululemon, envolvendo-se de forma contínua e benéfica com sua comunidade local. 

Cada um desses embaixadores estão localizados em volta da loja de modo que podem entrar em contato com a comunidade de um jeito eficiente e são vistos como uma fonte confiável de informações por essa comunidade. 

null

 

Além disso, os embaixadores oferecem ioga gratuita na loja, além de hospedar uma série de outras tarefas para a comunidade, como clubes de corrida. 

Eles também atuam como uma ponte entre a comunidade e a loja, com contatos regulares com os funcionários da loja da Lululemon (que Lululemon chama de 'educadores').

 

Outro ponto é que eles encorajam seus embaixadores a compartilhar sucessos e quedas com a comunidade. Isso não apenas cria relacionamentos, mas ajuda a mapear cada comunidade e fornecer uma riqueza de conhecimento. 

 

A localidade dos embaixadores dá a Lululemon a capacidade de 'pensar globalmente, mas agir localmente'. Isso aperfeiçoa a experiência do cliente, fazendo com que cada loja se sinta confiável e integrada na comunidade. 

 

Legal, né? oferecer atividades para os membros da comunidade mostra que você está pensando no bem-estar deles, além de somente vender um produto.

 

Os embaixadores também são bem recompensados ​​por seus esforços. Em primeiro lugar, a Lululemon criou um programa de embaixador que conecta cada embaixador de marca a outro, como embaixadores de mente. 

Em segundo lugar, a comunidade que Lululemon criou está ao alcance de todos os embaixadores para usar em seu próprio benefício.

Por último, Lululemon ajuda a nutrir seus embaixadores para alcançar seus objetivos, fornecendo ferramentas, conselhos e recursos.


Os benefícios:


A Lululemon não é apenas uma loja - eles se integram à comunidade local, estabelecem relacionamentos e os potencializam para impulsionar o lucro. 

Esta técnica incrível depende muito dos seus embaixadores.

A estreita conexão entre a comunidade e a loja também significa que as opiniões dos clientes sobre os produtos da Lululemon retornam ao coração da empresa. 

Isso permite os ajustes contínuos dos produtos. O programa de embaixador Lululemon preenche todas as lacunas: os embaixadores amam a empresa e as recompensas são apropriadas.

Os programas de embaixador da marca aumentam a conscientização sobre a Lululemon de uma maneira suave, mas vigorosa, para direcionar o tráfego para a loja presencial ou online. 

Isso funciona muito bem porque os embaixadores locais são altamente identificáveis ​​para os consumidores.            

 

Conheça mais sobre o programa de embaixadores da LuluLemon aqui: ​​https://shop.lululemon.com/ambassadors/about-the-program 

 

Gostou? Já tem um programa de embaixador para sua comunidade?

Saiba que a CM School está aqui para ajudar você a construir uma.

Não esquece de entrar na nossa biblioteca gratuita para aprender mais sobre comunidade, basta fazer o cadastro!!

 

Adilson Souza
Adilson é criador de conteúdo da CM School e apaixonado por buscar estratégias para melhorar a educação brasileira.

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis