O que podemos aprender sobre comunidade com o novo filme Encanto da Disney?

eventos inovação inspiração
Ritual do filme Encanto, pessoas felizes, pessoas brancas e negras sorrindo, pessoas brancas e negras meditando, homem branco se divertindo com o jogo Karoot, funcionário recebendo um prêmio, gato com olho grande, mulher branca com caixa de boas vindas e presentes e homem branco com camiseta preta.

Sabemos que a Disney sempre traz lições poderosas com seus filmes… Agora é a vez de falarmos sobre seu último longa metragem, Encanto.

 

Encanto é uma bela animação que carrega valores essenciais sobre o papel dos membros dentro de uma comunidade e como cada um contribui com seu jeito de ser, que é único.

 

Esse filme traz uma reflexão muito importante (e que devemos colocar dentro das nossas comunidades): o uso de rituais para aproximar seus membros.

 

Na animação, os integrantes da família Madrigal fazem uma cerimônia para saber qual vai ser o próximo dom que o integrante da família irá receber quando completar cinco anos.

 

Esse é um exemplo de um ritual de uma animação, mas sabemos que grandes corporações já fazem o uso de outros rituais para conhecer mais sobre os seus funcionários.

Conhece alguns rituais de grandes empresas?

Por exemplo: 

No Facebook, quando Mark Zuckerberg quer contratar um funcionário, ele dá um passeio com o futuro colaborador no bosque para apresentar a empresa.

O fundador do Square e do Twitter, Jack Dorsey, leva os funcionários novos para uma caminhada até a estátua do Ghandi. 

Tudo isso é considerado ritual porque os membros passam por uma experiência nova que certamente ficará marcada na vida deles.

Os rituais carregam grande importância justamente porque eles têm 3 principais objetivos: conectar pessoas, reforçar valores da comunidade e marcar momentos especiais na vida do membro.

 

Já falamos sobre isso nesse texto aqui:

O que são rituais e sua importância para as comunidades

Se você ainda não leu, corre lá e depois volta aqui!!

E volta mesmo porque hoje vamos dar alguns exemplos de rituais para que você, Community Manager, possa se inspirar e colocar em prática na sua comunidade.


1. Apresentação para contar uma curiosidade 

 

Esse ritual serve para fugir da formalidade do dia a dia e conhecer um pouco mais sobre as pessoas com as quais passamos grande parte da nossa vida e muitas vezes mal sabemos o nome.

Esse ritual é muito interessante para conhecermos e olharmos uns aos outros com um olhar diferente. 

Não fique com vergonha. Sinta-se livre e esteja de coração aberto para dizer e ouvir o que seus colegas têm a dizer sobre eles sem o papel de julgador, certo?

 

 

2. Tempo para meditação

 

 

Ótimo ritual para começar a semana e o dia. Esse ritual tem como principal função fazer com que os membros da comunidade se desliguem dos pensamentos que nos levam para longe da comunidade e cria uma conexão entre aqueles que estão à sua volta.

Deixe o chão livre, coloque um incenso e uma música suave para o ambiente ficar agradável.

É importante que a pessoa ou o Community Manager saiba guiar a meditação com leveza.

Se estiverem distantes uns dos outros, é só fazer este combinado e, cada um da sua casa vai seguindo os passos que o CM ditar.

 

3. Competição pelo Kahoot 

Você pode fazer perguntas sobre curiosidades pessoais dos membros misturados com informações sobre a empresa como:

  • Ano de fundação
  • Maior contrato
  • Maior investimento 
  • Cliente mais famoso, etc.

Aqui é importante o Community Manager ser muito criativo na hora de fazer as perguntas. 

 

 

4. Funcionário do mês 

 

Talvez um dos rituais mais usados nas empresas para parabenizar e reconhecer o trabalho do funcionário do mês. 

Além de nomear o vencedor com palavras de agradecimento, você, Community Manager, pode dar uma cesta de chocolate, troféu, livros ou outros tipos de presentes para o vencedor.



 

5. Fato não “googleável”

 

Esse ritual tem como principal função contar algo que ninguém encontra nas redes sociais, como uma vergonha que você passou na sua vida e que ninguém nunca saberia até você dizer para a comunidade…

Aqui você pode usar a criatividade ao seu favor. Esse ritual ajuda muito a quebrar o gelo entre os membros da comunidade.

 

6. Caixa de boas-vindas 

 

Quem não gosta de um presentinho quando chega num lugar novo?

 

Esse ritual serve para você receber os novos membros com uma caixa de presente com uma garrafa de água (com o logo da empresa ou o nome/apelido do membro), caderno, camiseta…. É o famoso ``welcome kit'' que, junto de boas-vindas o mais pessoal possível, se transforma num bonito e significativo ritual.


Tente descobrir algo que o novo membro goste e ponha dentro dessa caixa também.

 

Gostou dos rituais? Quais você já testou ou utiliza na sua comunidade?

 

Não fique receoso de tentar colocar coisas novas em prática. 

Abraços!! :)

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis