O que são comunidades de inovação e porque você deve olhar pra elas

futuro inovação inspiração planejamento
comunidades de inovação

Sua empresa pode ter um time de alta performance superconectado, mas talvez este time não é tão diverso quanto poderia ser. Talvez eles tenham tido experiências semelhantes e ideias nem tão originais assim para dar aquele boost que você quer dar à companhia. Então, onde você pode encontrar pluralidade, inovação e troca de ideias criativas? Uma alternativa é ingressar em uma comunidade de inovação.

 

De maneira resumida, uma comunidade de inovação envolve um grupo de diversas cabeças que se unem para compartilhar ideias, dificuldades e recursos de modo absolutamente colaborativo.

As soluções mais inesperadas podem sair dessa nova comunidade, por se recomenda tanto que a cocriação seja considerada na estratégia de negócios da sua empresa, seja ela do tamanho e segmento que for.

Os membros desta comunidade possuem diferentes áreas de atuação e conhecimento. Buscam se apoiar sempre de forma a alcançar novos níveis de realização através de suas metodologias e estratégias.

Eles trocam e inspiram novas ideias que não seriam alcançáveis por um único membro, por exemplo. O incentivo ao crescimento não para nunca.

E o que é mesmo que as empresas mais tradicionais, além das startups, buscam?

Ambiente criativo, cooperativo e propício para a inovação.

Enquanto algumas organizações buscam construir uma comunidade de inovação por meio de seus próprios funcionários internos e outras solicitam feedback dos seus clientes, uma tendência crescente mostra as empresas colaborando em todos os setores para atingir novos objetivos.

 

“Precisamos voltar as nossas raizes humanas básicas que é a conexão entre pessoas colaborando em comunidades e não mais ficarmos na caixa da empresa ou do nosso departamento da grande corporação”.

Emiliano Agazzoni

 

Então, o que uma comunidade de inovação pode fazer pelo seu negócio?


 

1. Fornecer novas perspectivas

Todo mundo sabe o que alguém quer, mas ninguém sabe o que todo mundo quer.

Quanto mais diferenças sua equipe trouxer para a discussão, maior será a probabilidade de se criar uma ideia que atenda às necessidades de um grupo maior de pessoas.

Lembre-se: a diversidade impulsiona a inovação.

A diversidade desbloqueia a inovação ao criar um ambiente onde as ideias fora da caixa são ouvidas.

Este é um dos maiores pontos fortes de uma comunidade de inovação: reúne uma ampla variedade de pessoas com uma variedade de experiências, perspectivas e conhecimentos em um espaço projetado para a inovação.

Essa combinação tem tudo para dar luz a ideias fantásticas e fomentar a cocriação de soluções até então inimagináveis para os seus desafios. 

 

2. Melhorar o engajamento dos funcionários


Ter a sua equipe fora daquele ambiente corporativo e mais perto da comunidade de inovação ajuda a mudar a cultura e a mentalidade das pessoas.

Essa integração até então inesperada leva a formação de novos times com pensadores mais estratégicos e executores (ainda) mais criativos.

Sabe aquela galera mais criativa da sua equipe? Pois é, eles precisam de uma comunidade com pessoas também criativas para seguir prosperando, evoluindo.

Uma comunidade de inovação é este espaço.

 

3. Aumentar seus recursos

Encontrar funcionários realmente bons é uma tarefa difícil.

E hoje, mais do que nunca, as empresas sentem na pele a necessidade de ter colaboradores realmente criativos e inovadores com os famosos soft skills.

Estar envolvido com uma comunidade de inovação ajuda a preencher essas lacunas e oferece à sua empresa acesso a ferramentas que, de outra forma, você poderia não ter.

Já parou para pensar nisso??

A inovação é mais importante nos negócios hoje do que jamais foi, mas não acontece de forma isolada, do nada.

Ir atrás de comunidades de inovação e se juntar a elas - ou articular para que seus funcionários mais criativos se envolvam com elas - dará mais vida ao seu negócio e abrirá mais portas do que você provavelmente imaginou.


Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis