Os segredos por trás da maior comunidade de pais do Brasil

gestão inovação inspiração
pais com filhos

 

Tomás Dotti é o fundador da maior comunidade de pais do Brasil, a comunidade Papo de Pai.

 

Tomás faz parte do grupo de alunos e facilitadores da CM School. Ele ajuda pessoas que estão querendo melhorar, como a performance no Instagram ou em grupos de Facebook. 

 

Nesse artigo, vamos te mostrar um pouco do que rolou na entrevista do CM Summit.

 

 

Tomás começou falando um pouco da sua história profissional.

 

Ele trabalhou por 8 anos na área financeira em um banco. Mas, com o tempo, essa área foi deixando de ter sentido na sua vida. Foi aí que ele começou sua página no Facebook.

 

Em 2014 essa página foi ganhando corpo, atraindo muita gente e ele foi vendo que ali fosse um caminho para eu conseguir monetizar e poder ganhar dinheiro com isso e foi aí que ele criou a comunidade Papo de Pai.

 

Em 2016, ele saiu do seu trabalho no banco e se dedicou 100% à comunidade. 

 

No início, a comunidade se chamava Sou Papai Babão. Em 2016 ele mudou o nome pra Papo de Pai e começou a olhar a comunidade como um portal de conteúdo. 

 

Com isso, ele começou a fazer mais trabalho de curadoria do que propriamente criação de conteúdo.

 

O foco era totalmente no portal de comunicação de conteúdo, só que o grupo foi crescendo bem rápido e ele foi percebendo que, através do grupo, através da comunidade que estava ganhando força, ele conseguia gerar mais impacto. 

 

A comunidade já ajudou bastante as pessoas por meio das informações que tem ali. Os membros da comunidade estão unidos pela vontade, pelo desejo de aprender e de se aperfeiçoarem como pais, como homens.

 

Papo de Pai tem como objetivo impactar, gerar transformação, ajudar os homens nos seus processos de transformação.

 

Hoje, a comunidade conta com 1.200.000 de membros sendo impactados no Facebook. Eles também contam com um site onde postam diversos conteúdos de ajuda pros pais.

 

Ele mencionou sobre o engajamento da sua comunidade: “Quer alcance? Vamos fazer uma publi aqui na nossa página de Facebook. Quer alcance? Vamos no nosso site… o site tem mais de 500.000 todo mês, tem mês que bate 900, 1.000.000, 1.000.200. Então, como uma comunidade hoje que tem um site, uma página de Facebook e um grupo mega engajado, você pode criar diferentes ativações de marcas aí lá dentro.” 

 

Sobre monetização, ele contou que usam diferentes canais de comunicação:

 

 

  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Instagram
  • TikTok
  • Portal Papo de Pai

 



Ele também falou de uma campanha que a comunidade está participando, a Leiturinha, um clube de assinaturas infantil. Esse tipo de parceria ajuda porque, além de monetizar, eles podem manter o Papo de Pai em pé. 

 

Sobre a criação de conteúdo pras redes sociais, ele menciona: “Você não pode começar a fazer polêmicas ou posts polêmicos só para não diminuir likes ou comentários… eu fazia carrossel legais, agora eu tenho que fazer reels, não sei como fazer reels, não gosto de vídeo… eu vejo muitos perfis que com o tempo, perdem qualidade. São muito poucos que mantêm. Numa comunidade isso é muito trabalho.”

 

Falando sobre a carreira de Community Manager e sobre o CM Summit, ele disse:

 

“Pra muitas pessoas ainda não está muito claro qual é a função de um gerente de comunidade, quais são as habilidades que você precisa, como que você tem métrica… eu vejo com muito bons olhos esse evento (CM Summit). Todo esse crescimento que está acontecendo para a gente poder realmente é criar melhores comunidades, saber o que fazer e gerenciar elas de uma forma melhor também.”

 

Na entrevista, ele afirma que muitas pessoas falam que têm uma comunidade no Instagram, mas que na verdade, isso não é uma comunidade e sim uma audiência.

 

As redes sociais cumprem um papel muito importante na comunicação e na vida das pessoas, pois elas nos ajudam e nos conectam, mas elas têm uma função muito específica que a gente tem que saber aproveitar.

 

Tomás disse que através das comunidades, das parcerias estratégicas com comunidades dá pra ter muito mais sucesso e atingir os objetivos de campanha dos clientes, que geralmente tem a ver com performance.

 

A comunidade Papo de Pai tem a vantagem de ser multicanal. Então, com uma campanha eles conseguem distribuí-la em vários canais.

 

Falando sobre o papel das comunidades virtuais, ele menciona: “Eu acho que é um novo despertar do marketing que eu acho que daqui a 5 anos vai tomar uma forma um pouco mais clara.”



Assista a essa entrevista completa no vídeo abaixo:

 

 

 

 

 

Amanda Salim

Amanda é jornalista, especialista em comunicação digital e cofundadora da CM School.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis