Planejamento para sua comunidade em 2022

dados estratégia futuro inspiração planejamento

 O ano de 2022 tá aí na porta, então é hora de começar (para os mais atrasados) o planejamento para que nossas comunidades cresçam ainda mais no próximo ano.

Separamos algumas dicas e também alguns dados sobre a importância do planejamento para nossos objetivos e metas pessoais.

Antes de mais nada, é importante lembrar que ter um objetivo é diferente de ter uma meta

Por exemplo:

Eu tenho o objetivo de estagiar em outro Estado. Então, qual é minha meta?

Algumas metas podem ser:

  • Ler como funciona a inscrição, quais as regras e programação;
  • Preencher e enviar o cadastro para participar do processo de estágio.

As metas dependem apenas de você.

Dados mostram que 92% das pessoas não alcançam seus objetivos pela falta de planejamento, enquanto os demais 8% dividem suas metas em tarefas menores para alcançar o objetivo mais facilmente.

 

Você sabia que assustadoramente 92% das pessoas que determinam seus objetivos para o ano novo nunca realmente os conquistam? Eu já imaginava, mas quem afirma é uma pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos.

Se liga em algumas dicas de planejamento que todo Community Manager deve considerar para a sua comunidade:

 

1. Comece o ano com uma pesquisa

 

 

Sabemos que a mudança do ano faz com que as pessoas mudem sua forma de pensar e comecem a buscar novos objetivos. Por isso eu recomendo que o Community Manager faça pesquisas quantitativas e qualitativas a cada 6 meses para conhecer seu público.

Comece o ano sabendo o que seus membros esperam de 2022 para que sua comunidade possa atender às suas necessidades.

 

2. Receba feedbacks diários para acompanhar o crescimento da comunidade

 

 

Sabemos que o mais importante dentro de uma comunidade são os membros, portanto faça pesquisas para que eles possam se expressar em relação ao andamento da comunidade, o que pode ser melhorado ou o que deve permanecer como está.

Receber feedback frequente mantém a comunidade no caminho certo e te ajuda a ajustar determinadas ações.

Falando sobre permanecer no caminho certo, você já leu nosso texto: O que é North Star Metric e como utilizar na sua comunidade?

 

3. Ative sua comunidade com eventos

 

 

Quando falamos de ativações de comunidade, são estratégias que fazemos para que a comunidade se engaje cada vez mais.

A crise na pandemia ainda não sumiu totalmente, mas sabemos que em 2022 vamos poder nos aproximar presencialmente dos demais membros da comunidade. É o momento de criar ativações para sua comunidade - sejam rituais, encontros para fazer networking, seminários, webinars ou summits.

Tudo isso pode ser feito presencialmente, mas sabemos que nem todos poderão estar presentes porque você provavelmente tem pessoas de diferentes regiões do Brasil dentro da sua comunidade. Então, transmita os eventos online para aqueles que querem assistir virtualmente.

 

4. Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo dentro da comunidade

 

 

As pessoas mais bem-sucedidas são muito pacientes e seguem o lema "um passo de cada vez". Evite fazer malabarismos - ou você acha que fazer mil coisas ao mesmo tempo ainda é uma boa estratégia para o sucesso? 

O neurocientista do MIT, Earl Miller, mostra que nossos cérebros não estão programados para realizar multitarefas. As pessoas pensam que estão realizando multitarefas, mas na verdade estão apenas mudando de uma tarefa para outra muito rapidamente. 

No fundo, estamos entusiasmados com a construção de uma comunidade e com os membros engajados dentro dela, mas devemos nos preocupar em criar tarefas que estejam realmente focadas no crescimento da comunidade - não no que a gente acha que seria bacana fazer. Por isso, evite fazer muitas coisas que não acrescentam na construção da comunidade.

 

Voltando ao primeiro ponto lá no começo do texto, recomendo que o Community Manager faça uma pesquisa para os membros dizerem o que querem/procuram para que o tempo deles seja realmente proveitoso dentro da comunidade. O caminho deve ser bem por aí.

 

Compartilhe com outros Community Managers para que eles possam planejar melhor seu próximo novo :)

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.

 

 

Receba nossa newsletter semanal