RD Connect: a comunidade exclusiva para clientes RD Station

 

Aqui na RD Station buscamos transformar o futuro dos negócios desde a primeira interação dos clientes com a gente e com os nossos produtos. Atuamos no desenvolvimento de pequenas e médias empresas, democratizando o conhecimento e ferramentas tecnológicas para  marketing digital e vendas.

 

A comunidade RD Connect segue esse mesmo propósito. Queremos que os profissionais de marketing e vendas, que fazem parte do ecossistema RD Station, sejam protagonistas no desenvolvimento de estratégias assertivas e responsáveis por resultados transformadores, contando é claro, com nosso apoio.

 

 

O RD Connect nasceu em 2018, a partir de uma iniciativa do time de Customer Marketing de promover atividades dentro de uma segmentação de clientes promotores da marca RD. O objetivo era criar essa comunidade de clientes para prover feedbacks sobre nossos produtos e serviços, gerar leads para vendas, criar cases de sucesso, gerar depoimentos em sites de referência e potencializar o alcance das nossas estratégias de marketing nas mídias sociais.

 

Tudo isso com uma proposta de utilizar a fidelidade dos clientes mais engajados para gerar uma máquina de expansão de receita, proporcionando alavancas em ações de marketing e suporte no desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços.

 

Assumi o RD Connect em 2022 e, assim como tudo se transforma, uma comunidade de clientes com 5 anos também se altera a partir das mudanças e rumos que a organização toma. Isso se torna um desafio, pensando que mudar o foco da comunidade requer uma mudança cultural.

 

Atualmente, nosso principal objetivo é que a comunidade ganhe escala e seja aliada da experiência do cliente ao longo da sua jornada com a RD Station. Com a possibilidade de networking entre clientes e com o fortalecimento da frente educacional, conseguimos ser apoio no desenvolvimento dos profissionais de marketing e vendas, e consequentemente, dos seus negócios.

 

 

Nossa intenção não é fazer com que os outros programas que já vinham sendo executados deixem de existir, mas sim que o foco do RD Connect seja a retenção de clientes e um apoio para que eles consigam se desenvolver cada vez mais. A comunidade não é mais um canal de aquisição, mas uma alavanca para quem participa. Para esse trabalho, contamos com o apoio e alinhamento entre os times de Marketing,  Customer Experience e Customer Success. 

 

A partir dos insights que absorvi nos conteúdos da CM School, consegui visualizar os novos desafios da organização e alinhar a comunidade a eles. Então, revisitamos os rituais da comunidade e depois de muitas entrevistas com membros, mantivemos os que geram mais impacto:

 

  • Desafios diários na plataforma de gamificação: todos os dias os membros têm acesso à atividades que valem “moedinhas”. Essas atividades são distribuídas durante a semana em diferentes categorias, como: desafios de uso dos produtos RD, desafios de estudos de caso ou discussões sobre estratégias, consumo de materiais e desafios de descompressão. As moedinhas recebidas podem ser trocadas por brindes e até mesmo ingressos do RD Summit. 
  • Encontro mensal da comunidade: os membros que levantam a mão para organizar encontros, trazem temas para discussão em grupo. Aqui o objetivo é dar protagonismo para os profissionais se posicionarem como referência.
  • Rankings e reconhecimentos: mensalmente temos o reconhecimento dos membros mais engajados do mês. Eles recebem mimos e um certificado de Top RD Connector do mês. Essa mesma celebração acontece no final do ano para os membros mais engajados do ano.
  • RD Summit: durante o RD Summit, criamos experiências exclusivas para membros da comunidade. Todo ano são atividades diferenciadas, com objetivo de reforçar a conexão entre todos.

 

 

Além dos rituais, temos os programas de Influenciadores, Beta-Testers e Embaixadores dentro da comunidade:

 

  • Influenciadores: clientes com pelo menos 6 meses na comunidade e que se candidatam para criar conteúdo para os canais RD Station e Resultados Digitais.
  • Beta-Testers: clientes dispostos a testar novas funcionalidades dos produtos e trazer feedbacks.
  • Embaixadores: clientes dispostos a conversar com leads em estágio final de negociação ou dispostos a indicar novos leads para a RD. Além disso, o embaixador atua com reviews e depoimentos em sites de referência.

 

Essas ações são facilitadas atualmente por mim e estão sempre recebendo melhorias a partir dos feedbacks recebidos pelos RD Connectors (é assim que chamamos os membros por aqui). O que é valor para os membros de uma comunidade deve ser colocado em prática, alinhado aos objetivos dela existir. Por isso, estar próximo e conhecer sua comunidade é o primeiro passo.

 

E para finalizar, deixo uma dica de algo que faço para me aproximar mais dos membros: reservo um slot por semana na minha agenda e disponibilizo um link de agendamento para que eles agendem cafés comigo. Dessa forma, coleto percepções e gero ainda mais proximidade do ecossistema RD para com os clientes.

 

Temos desafios constantes, afinal, queremos estar acompanhando as mudanças do mercado e continuar agregando valor aos nossos clientes. O RD Connect é um espaço fundamental para fazer isso acontecer.

 

 

Andressa Oliveira

Community Manager | Product & Customer Marketing na RD Station

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis