Rede Genial: uma comunidade para terapeutas atingirem seu máximo potencial

dados gestão inspiração
carreira em comunidade

 

Gabriela Bandeira, membro da nossa comunidade e líder de comunidade e conteúdo na Genial Care, contou pra gente um pouco da história da sua comunidade que tem como foco crianças com autismo. Bora conferir!

 

“Toda criança merece atingir o seu potencial”, esse é o propósito da Genial Care, uma health tech brasileira que integra atendimento multidisciplinar e de qualidade padrão ouro para crianças com autismo à orientação parental para que famílias se instrumentalizam e saibam lidar com comportamentos desafiadores em seu dia a dia. 

 

É nela que recebi a missão, três anos atrás, de ser líder de comunidade. Um termo que já conhecia bem por vivenciar há quase 8 anos a trajetória de famílias que tinham sido pegas de surpresa com o diagnóstico de autismo. 

 

Muitas vezes sem ter contato com outras pessoas com uma realidade parecida, era na internet que elas buscavam ajuda e se uniam a uma rede de apoio para os momentos mais difíceis: a comunidade do autismo. 

 

Da mesma forma, vi surgir uma onda de diagnósticos tardios. Pessoas adultas que passaram a vida toda sem se encaixar e, de repente, descobriam que suas características peculiares tinham nome: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em busca de fazerem com que suas vozes fossem ouvidas, elas se uniam em prol de mais conscientização e menos capacitismo: formava-se, então, a comunidade autista. 

 

Mas o que seria uma comunidade na Genial Care? Para quê ela serviria? Essa foi a resposta que tive em janeiro deste ano, quando iniciamos uma nova etapa do nosso serviço: a Rede Genial. 

 

Como nosso objetivo é ser a primeira rede de cuidado para crianças neurodivergentes do mundo, entendemos que a única forma de conquistá-lo é por meio de uma comunidade de terapeutas motivados por desafios. 

 

Já tínhamos ao nosso alcance algumas dessas pessoas. E foi assim que iniciamos nossa comunidade da Rede Genial. Como nosso primeiro passo, fizemos uma dinâmica com o Canva da CM School e, a partir dali, definimos todo escopo da comunidade. 

 

 

Em seguida, foi o momento do primeiro diagnóstico: se nosso objetivo era fazer com que todos os terapeutas atingissem seu máximo potencial, quais eram as ações que precisavam ser endereçadas imediatamente? E por quê não perguntar ao público direto da comunidade? Os próprios terapeutas. 

 

Entendemos, então, que os pilares da comunidade precisavam ser focados em: comunicação, senso de pertencimento e valorização profissional. Foi quando começamos a desenvolver uma série de ações focadas em cada um deles: 

 

  • Cartilhas da Rede Genial: dois documentos para momentos diferentes do processo seletivo com informações essenciais sobre a Rede; 
  • Newsletter focada em terapeutas: envio quinzenal com as principais informações da Genial que impactam terapeutas; 
  • Encontros presenciais: com café, dinâmicas e uma reunião para garantir a proximidade de terapeutas; 
  • Mentoria de ferramentas: um compilado com as principais informações sobre nossas ferramentas e como usá-las no dia a dia; 
  • Embaixadoras de cuidado: construção de ações e comunicados para terapeutas da Rede Genial; 
  • Genial Care of Us: iniciativas focadas em garantir bem-estar de terapeutas no ambiente de trabalho. 

 

Apesar de ter ajudado a iniciar essa jornada de comunidade, praticamente todas as ações que citei partiram dos próprios terapeutas e são tocadas por eles diretamente. Eles se sentem donos da ação e, por consequência, da própria jornada. E esses dados são perceptíveis de formas qualitativas e quantitativas. 

 

 

Antes de iniciarmos a comunidade, por exemplo, o índice de satisfação de terapeutas com a comunicação era de 6.2. Hoje, com apenas dois meses, escalamos para 8.6.

 

Além disso, quando convidadas a escrever um texto sobre a própria Rede Genial, duas terapeutas Community Managers  que são membros da nossa comunidade e fazem atendimentos, descreveram como se sentiam pertencentes às ações puxadas pela própria comunidade.

 

Toda essa jornada tem me ajudado a compreender cada vez mais a perceber a importância do conceito de comunidade dentro de fora de uma empresa, e como ela pode ser um produto essencial dentro de um negócio. Mas eu diria que o maior aprendizado de todos é algo extremamente simples, que nos esquecemos no cotidiano: escutar outras pessoas é uma potência e um combustível infinito para construir caminhos seguros a todos.



Gabriela Bandeira

Líder de comunidade e conteúdo na Genial Care.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis