Telegram também tem chat de voz (igual ao Clubhouse)

digital engajamento estratégia futuro
Telegram também tem chat de voz (igual ao Clubhouse)

Num conversa com Phillipe Soares, da Ih Aprendi, falamos sobre as funcionalidades do Clubhouse, os gatilhos que eles usam para atrair usuários e como o app vem chamando a atenção de celebridades e influenciadores. Nesse papo, Phillipe comentou sobre o Telegram ter liberado o chat por áudio há alguns meses. Vamos ver do que se trata?

 

Inovando no significado dos grupos


O Telegram vem mudando a dinâmica dos seus grupos desde 2013 ao agregar recursos como respostas, menções com notificações inteligentes, enquetes avançadas, ferramentas para os administradores do grupo e analytics. O mais legal de tudo é que permite que centenas de milhares de membros possam fazer parte dos grupos.

Todas essas funcionalidades foram posteriormente incorporadas à outros aplicativos e redefiniram a forma como as pessoas se comunicam em comunidade.


Em dezembro de 2020 os grupos do Telegram ganharam uma dimensão inteiramente nova com os chats de voz, que são como conferências de áudios contínuas nas quais os membros podem entrar e sair quando quiserem.

 

 

Filtros e interesses


Diferentemente do Clubhouse, no Telegram não é possível pesquisar usando filtros e encontrar os grupos que têm mais afinidade com seu perfil. Minha dica é: crie um titulo que faça referência ao tema tratado no grupo para que ele seja encontrado.

 

Crescimento lento, mas com força


Enquanto o Telegram já tem mais de 500 milhões de usuários ativos no mundo inteiro, o Clubhouse ainda não chegou a 2 milhões. O fato de ter ficado disponível apenas na App Store por um bom tempo limitou seu crescimento. De qualquer forma, ele já tá dando o que falar por aí…

Como criar um chat de áudio no Telegram?


Crie seus grupos, convide seus amigos, convide alguns deles para serem administradores e bora!

Qualquer grupo pode virar um chat de áudio por voz que está sempre aberto. Os grupos com salas de áudio funcionam em paralelo com a comunicação existente baseada em texto e mídia, adicionando uma camada ao vivo. Eles podem ser usados como escritórios virtuais ou espaços de conversas informais para qualquer equipe.


Após ingresso em um chat de voz, você pode navegar livremente no app, ler as suas conversas e enviar mensagens. Você continua no chat de voz e os controles do microfone ficam à sua disposição na tela para serem ativados ou desativados a qualquer momento.

Se estiver no Android, você pode aproveitar a experiência completa do chat de voz com um widget flutuante que mostra os controles do microfone e quem está falando, até mesmo quando o Telegram está em segundo plano.


Opções de uso no chat. Vamos usar a criatividade?


Você pode bater um papo com quem está online ou convidar mais pessoas através do menu prático. Os chats de voz permitem milhares de usuários, o que significa que eles funcionarão para tudo – desde consultar membros da família durante as compras, até um grande evento ao vivo. Que tal ouvir os comentários dos amigos sobre um jogo de futebol ou criar salas de networking para eventos ao vivo?

O compromisso de melhorar o produto


Como os grupos do Telegram no passado, esperamos que os chats de voz mudem a maneira como as pessoas colaboram e mantêm contato. O Telegram prometeu que nas próximas semanas irão refinar o produto ouvindo os comentários da comunidade, melhorando a supressão de ruído e adicionando mais recursos, como vídeo e compartilhamento de tela.

 

E aí, você tem dúvidas sobre o verdadeiro poder do Telegram, mesmo com o Clubhouse rodando bem?

Compartilhe este artigo com seus amigos e bora somar mais brasileiros nos canais e grupos do Telegram.

 
Fonte: www.telegram.com

 

Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis