Trabalhar com comunidades é o novo jeito de se fazer inovação

cultura estratégia gestão inovação
Trabalhar com comunidades é o novo jeito de se fazer inovação

Não é de hoje que o termo comunidades está na ponta da língua de muita gente, não é mesmo? Quando falamos sobre elas, falamos de um espaço colaborativo, criativo, de onde saem soluções para diversos problemas onde aquela comunidade está ou até mesmo para o segmento no qual ela está inserida. Talvez você não saiba é que trabalhar com comunidades é o novo jeito de se fazer inovação.

Vemos diariamente empresas adotando embaixadores e comunidades de marcas para o fortalecimento desse relacionamento.

E como construímos e solidificamos essas comunidades de marcas? Com mais relacionamento, oportunidade e novas formas de gerar ideias para que ambos cresçam e se desenvolvam. 

Uma excelente maneira de gerar esse relacionamento e fortalecimento é dar autonomia para que membros embaixadores possam se destacar e ser protagonistas daquele movimento.

Para a criação de eventos o céu é o limite, entretanto deixo uma recomendação para você que está lendo agora.

A melhor forma para que seus embaixadores possam se integrar, ter protagonismo e mostrar que sabem trabalhar em equipe é construir uma maratona de inovação com um grande desafio em mãos.

Já pensou nisso?


O que são comunidades de inovação e porque você deve olhar para elas?


 

Hackathon é a palavra do momento

E tem sido utilizado de muitas formas.

Existem empresas que usam o hackathon para realizar um processo diferente de R&S, há outras que buscam investir em projetos realizando a aquisição e desenvolvimento de novos negócios, assim como também utilizam para gerar soluções para os desafios do dia a dia.

Por isso, a minha sugestão é: quer descobrir como a sua comunidade é e funciona? Dê autonomia e coloque o desafio nas mãos.

Poder de ação + grande desafio = resultados

Como serão estes resultados depende da sua condução ou daquela pessoa que a gente conhece bem... Nosso ou nossa Community Manager.

Essa é a pessoa que irá coordenar de perto a sua comunidade e trabalhará para que os resultados sejam aqueles esperados pela empresa.

Curtiu? Compartilha este artigo.

Até mais!

 


Matheus Carvalho
Matheus é líder na Rio Sul Valley (comunidade de inovação e empreendedorismo do Sul Fluminense), Maker na ErreJota (comunidade para líderes de comunidades), Agente InovAtiva no RJ e Analista de projetos na Haze Shift.
 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis