Você conhece uma comunidade de startups?

engajamento estratégia inovação
comunidade de startups

Quando se pensa em comunidades, os primeiros exemplos que aparecem em nossas mentes são comunidades de pessoas com interesses em comum, como comunidades sobre cultura, esportes, produtos e até marcas. Porém, não podemos esquecer que organizações são formadas por pessoas que têm um grande interesse em comum: o crescimento e a sustentabilidade dos seus negócios.

 

Segundo a ABStartups (Associação Brasileira de Startups), existem cerca de 80 comunidades empreendedoras. Essas comunidades se formaram como todas as outras: pessoas (empreendedores) com interesses em comum (desenvolver sua ideia/negócio), muitas vezes localizadas na mesma região, se encontram para se apoiar e discutir tais temas. 

Para que uma comunidade empreendedora tenha sucesso, os pioneiros no Brasil foram buscar quais os principais fatores dos cases de sucesso mais famosos internacionalmente como o Vale do Silício, China e Israel. Os fatores levantados foram:

  • Mercado aberto para inovação

  • Talentos capacitados

  • Capital disponível

  • Cultura empreendedora

  • Apoio governamental

  • Suporte de atores do ecossistema

     

Também é importante entender que a criação de uma comunidade de startups pode ter como objetivo a aproximação de grandes empresas com esse ecossistema borbulhante de inovação. Iniciativas como o InovaBra, Distrito e o Cubo Itaú - pioneiro e maior Hub da América Latina - materializam esse relacionamento e criam imenso valor para as empresas parceiras. Mas esse assunto vale um outro artigo…

 

Espaço de trabalho do Cubo

 

E você, faz parte de alguma comunidade de startups?

Ah, para saber mais sobre as comunidades regionais de startups, você pode encontrar mais detalhes no mapeamento de ecossistemas da ABStartups.

 

 

Prazer, me chamo Pedro Henrique Leite, atuo como Community Manager na Dasa - maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina - e faço parte do time de embaixadores do Community Manager School. Espero que o texto tenha mostrado um pouco desse ecossistema empreendedor tão rico!

Abraços e até a próxima leitura!

 

Pedro Henrique Leite
PH é um publicitário que decidiu sair da área de formação pra trabalhar com inovação. Apaixonado por esportes, games, entretenimento e tecnologia, trabalha como Community Manager e Product Manager visando conectar clientes e produtos inovadores.

  

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis