6 dicas para fazer gestão de grupos no Whatsapp

estratégia ferramentas gestão monetização

 

 

 

Fizemos uma pesquisa no nosso grupo do Telegram para saber qual é a melhor ferramenta que os Community Managers usam no dia a dia com suas comunidades: Telegram, WhatsApp, grupos de Facebook, Instagram, TikTok, Circle, Slack, Discord, Youtube, entre outros. 

 

E a ganhadora, como esperávamos, foi o WhatsApp. O “zap zap” é uma potência. Não há dúvidas com relação a isto. 

Embora à regra de 256 membros do WhatsApp (o número máximo de pessoas em um grupo). 

 

Community Managers já entenderam que os grupos de WhatsApp servem para aproximar seus membros ainda mais, já que estes grupos são super comuns para quem planeja organizar uma festa com os amigos, uma tarde no cinema ou apenas manter contato com colegas do colegial...

 

Nós sabemos que cada Community Manager que utiliza estes grupos de WhatsApp quer engajamento e bons resultados, mas como manter os grupos produtivos e saudáveis?

 

Muitos administradores silenciam seus grupos para manter uma suposta ordem.

 

Claro que você pode silenciá-los ( grandes grupos recomendam que você faça isso), mas não é isso que os Community Managers devem fazer logo de cara, até porque seu grupo é uma comunidade, e dentro de uma comunidade todos precisam ter espaço para poder expressar suas ideias, problemas e angústias.

 

Será que você está aproveitando bem essa ferramenta através de  uma boa gestão do seu grupo? 

 

Trouxemos algumas dicas que certamente vão te ajudar. Bora lá?

 

1. Saiba quem são seus membros 

 

Certifique-se de que, quando as pessoas participarem, elas também participem com seus nomes. Isso tornará mais fácil identificar e falar com os membros.

Além disso, é muito mais fácil (e humano) lidar com nomes. Isso aproxima você de seus membros Por mais que as pessoas estejam atrás de uma tela, são pessoas reais que devem ser tratadas como se estivessem presentes (porque elas estão!).

 

2. Faça encontros e formulários 

 

Encontros virtuais ou presenciais são essenciais para reunir seus membros.

Logo após o encontro envie formulários de feedback, pois isso pode ajudar os Community Managers a entenderem o que precisam mudar para melhorar o engajamento (isso evita caminhos sem sentido e iniciativas que não engajam ou que os membros não curtem). 

No começo, receber respostas pode ser difícil, mas dependendo do tamanho do seu grupo, algumas poucas contribuições já são suficientes para você  fazer mudanças significativas

 

3. Estabeleça regras e lembre os membros sobre elas

 

Publique regularmente as regras da comunidade.

Seja um grupo novo ou já estabelecido, nunca é demais postar diretrizes de comunidade e nomes dos administradores do grupo no caso das pessoas terem dúvidas. Seu grupo é como uma pequena sociedade e ela precisa ter regras para que todos possam se sentir seguros e confortáveis.

 

Temos um artigo sobre como criar regras para sua comunidade que pode direcionar você: Por que toda comunidade precisa de regras e como criá-las


4. Programe as discussões 

 

Pode parecer estranho, mas um dos melhores grupos de WhatsApp entrou em horários específicos para discutir tópicos. Um grupo vai ainda mais longe e faz com que os administradores criem um documento sobre o assunto que irão discutir, que é editado pelos administradores e enviado a todos.

 

É improvável que isso funcione para todos os grupos, mas pode ser uma boa maneira de criar algo utilizável e mais rápido. 

 

Separei uma conversa com a Lia Penteado, que conta sobre como engajar a sua comunidade com conteúdo.

 

5. Carimbe sua autoridade

 

Quando se fala em autoridade muita gente faz confusão e pensa em autoritarismo...  É preciso deixar super claro: dentro de um grupo/comunidade ninguém pode ter mais autoridade que o outro, ou seja, todos precisam estar lado a lado.

 

Por isso, quando falamos em carimbar sua autoridade, significa que é bom que você adote uma posição firme em relação a atitudes desrespeitosas, que jamais devem ser toleradas dentro de qualquer comunidade.

 

Houve qualquer violação das regras? Não há problema em advertir ou remover a pessoa que a cometeu (dependendo da gravidade). Há um limite para o que pode ser tolerado (que inclusive deve estar 100% claro nas regras do grupo), então jamais comprometa a segurança dos membros. Faça o que precisa ser feito com o maior nível de harmonia e respeito possível.

 

6. Monetize seu grupo

 

Sabemos que muitas pessoas e empresas utilizam grupos de WhatsApp para ganhar dinheiro, e está super certo, afinal, ninguém vive de ar e você precisa usar seu conhecimento ao seu favor porque o WhatsApp ajuda milhares de comunidades com objetivos diferentes, mas, antes você precisa aprender a reunir sua comunidade em um mesmo espaço para facilitar a comunicação e seguir algumas etapas como:

 

  • Escolher entre o modelo em que todos os participantes conversam entre si ou no qual apenas os administradores enviam mensagens.
  • Começar a usar o WhatsApp Business
  • Oferecer serviços de mentoria ou um blog (dependendo do seu nicho)
  • Criar uma agenda de envios de notícias para o grupo do WhatsApp
  • Empenhe-se em entregar conteúdos relevantes para sua comunidade do grupo.
  • Conheça os problemas e busque soluções para elas 

 

Mas como você pode fazer isso e conseguir bons resultados?

 

Você pode fazer isso através da Lastlink

 

A Lastlink é uma plataforma parceira da CM School que tem como foco a monetização de conteúdos. Ela é uma empresa super recomendada porque realmente ajuda alcançar os resultados esperados.

 

Através dela, você pode vender conteúdos exclusivos em grupos do Whatsapp, grupos ou canais de Telegram, Close Friends (pessoas selecionadas também) e perfil privado no Instagram e, ela tem até uma área exclusiva para membros, o Lastlink Feed.

 

 

É tudo bem prático e você pode começar com poucos cliques. Basta ter uma base interessada no que seu conteúdo e começar a monetizar o seu infoproduto. 

 

 

Gostou das dicas?

 

Espero que elas te ajudem na gestão do seu grupo.

 

 

 

 

Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.
 

 

 

 

 



Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis