CM Summit 2023 - O Futuro é Humano

digital engajamento estratégia eventos inspiração notícias
CM Summit 2023

36% das marcas não tem uma comunidades de clientes mas pretendem criar uma ainda em 2024

Entre os profissionais que formam parte da comunidade da CM School a maioria são mulheres, jovens entre 25 e 34 anos e atuante nas áreas de marketing, branding, customer experience e inovação. Esse é o perfil mais comum do Community Manager (gestor de comunidades) no Brasil.

O levantamento foi feito com base nos 4,5 mil membros ativos da CM School, plataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e mentoria personalizada para profissionais que gerenciam (ou pretendem gerenciar) comunidades de marcas e negócios. A empresa, que lançou o primeiro curso de Gestão Estratégica de Comunidades, em maio de 2019, é referência nesse mercado no país.

O marketing de comunidades é uma estratégia nova no mercado. A atividade foi favorecida, nos últimos anos, pela necessidade das empresas de intensificar o engajamento de seus públicos de interesse — clientes, colaboradores e fornecedores, por exemplo — em torno de marcas e seus produtos.. O impulso para a profissão também veio da disseminação das redes sociais, comunidades online em plataformas como Discord, Circle e o próprio WhatsApp.

As comunidades existem para que as pessoas compartilhem ideias, gostos e o Community Manager atua exatamente para reforçar os laços de uma comunidade, utilizando estratégias específicas para isso. Além disso, o profissional de gestão de comunidades trabalha para expandi-las e garantir que os membros fiquem cada vez mais engajados.

Os membros da CM School, em geral, elaboram estratégias de gestão de comunidades, mas nem todos têm o título de gestor de comunidades: 31% se autodeclaram Community Managers e 21% são executivos de empresas atuantes nas áreas de marketing, branding, customer experience e inovação.

Existem, ainda, profissionais inseridos em comunidades de clientes da empresa, mesmo que o negócio não tenha uma área estruturada de gestão de comunidades — esses representam 19%. Entre os membros ativos da plataforma, 16,2% são proprietários de negócios em busca de mais conhecimento sobre o tema.

O levantamento mostra também que 24,9% dos integrantes da comunidade da CM School atuam nos setores de marketing e publicidade. Em seguida vêm os setores tecnologia (13%), comunidades (10,6%) e educação (10,4%).

Em termos de conteúdo, os interesses são variados. Da comunidade da CM School, 21,3% querem aprender como montar uma comunidade do zero. Destaque também para aprofundamento em comunidades online (19%), aperfeiçoamento em técnicas de marketing, vendas e crescimento com comunidades (16%), ajuda para métricas como KPIs (8%) e inspiração com cases de sucesso (7,3%). 


Mercado global para o Community Manager

De acordo com dados do Linkedin, no mundo os profissionais que atuam como gestores de comunidade já somam 1,7 milhões. Na América Latina, esse público é de cerca de 170 mil profissionais, principalmente em países como Brasil, Colômbia, Argentina e México.  

Pesquisa recente da CMX, referência global em indicadores do segmento, 87% dos profissionais dizem que as comunidades são fundamentais para o cumprimento da missão das empresas nas quais atuam e 62% afirmam que sua organização aumentará os investimentos neste nicho.

O marketing de comunidades é a parte humana que a IA não consegue preencher.

O CEO da CM School, Emiliano Agazzoni, ressalta que embora as marcas invistam em novas tecnologias e a inteligência artificial tenha demonstrado em pouco tempo sua capacidade de transformar a maneira como fazemos marketing, ainda existe a necessidade humana fundamental de pertencimento e conexão que as pessoas procuram na sociedade, independentemente de as marcas estarem diretamente envolvidas nessas comunidades ou não. 

“Desenvolver estratégias de marketing de comunidades é crucial para que uma marca estabeleça um diferencial competitivo que não se baseia apenas em seu produto, mas sim na comunidade que o rodeia. Isso envolve realizar testes com os novos lançamentos, receber feedbacks para melhorias, promover colaborações em fóruns online e estimular os membros da comunidade a criar conteúdo que promova a marca e seus produtos. Além disso, os membros da comunidade muitas vezes fazem publicidade gratuita dos produtos que mais adoram. Essa conexão genuína entre a marca e seus clientes é algo que não pode ser replicado por nenhuma outra marca, nem mesmo pela inteligência artificial. Portanto, é imperativo que as empresas desenvolvam estratégias de marketing de comunidades porque esse é o futuro do marketing", afirma Emiliano Agazzoni.


CM Summit está chegando e você pode ser parte.

De 25 a 27 de outubro de 2023, especialistas em marketing, negócios e gestão de comunidades estarão reunidos no CM Summit, evento dedicado exclusivamente ao debate de estratégias de marketing de comunidades.

O summit, maior do tipo para esse assunto na América Latina, é promovido pela CM School, plataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e mentoria personalizada para profissionais que gerenciam (ou pretendem gerenciar) comunidades de marcas e negócios. O evento será online e gratuito com um dia dedicado a workshop de estratégias de comunidades para marcas. Entre as marcas patrocinadoras estão WIS, HSM, Learning Village e Portal Gamificação Brasil.

Em palestras e painéis, convidados como Silvio Meira, cientista e futurista, Felipe Oliva (CEO da Squid e Executivo da Locaweb), Lais de Oliveira, autora do livro "Hacking Communites", Tim Lucas (Head of Hyper Island North America) e Emiliano Agazzoni, CEO da CM School compartilham suas experiências e exploram tendências focadas em engajamento de marcas. O evento também conta com especialistas internacionais em estratégias de comunidades como Richard Millington, autor do livro "Build your Community”; e Ivana Istochka, VP de Community da Amity, entre outros.

“Ao debatermos sobre marketing e o futuro dos negócios, é fácil se perder em discussões sobre inteligência artificial, plataformas online e outras inovações tecnológicas. Por isso é importante pararmos para lembrar que, por trás de todas essas conquistas, há seres humanos com sonhos, aspirações e a necessidade fundamental de conexão e pertencimento com as marcas”, afirma Emiliano Agazzoni, fundador da CM School. “Com esse summit pioneiro no país, queremos mostrar para as marcas como é possível criar conexões inéditas com seus públicos alvos e como isso impacta diretamente positivamente nos negócios.”, acrescenta.

 

Gabriela Montezi
Gabriela é analista de marketing digital da CM School, apaixonada pelo mundo digital e por criar conteúdos.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis