Como monetizar comunidades de clubes de futebol

estratégia inspiração liderança
comunidades de futebol

 

Nesse artigo, vamos acompanhar o bate-papo entre Juan Pedro Castilho, representante da Sportheca e Javier Duro, sócio diretor de negócios do FootballClub. A conversa aconteceu no CM Summit 2022, em novembro, em São Paulo.

 

Juan Pedro Castilho é especialista em inovação e possui uma trajetória sólida em desenvolvimento de novos negócios no mercado esportivo, ajudando entidades esportivas a desenvolverem relações de maior valor e impacto com sua base de fãs.

 

Javier Duro é empreendedor, estrategista e humanista digital. Ele fundou a FootballClub, uma plataforma de streaming que dá visibilidade às pequenas equipes de futebol.

 

 

Eles falaram sobre a Sportheca e sobre o FootballClub, que são comunidades relacionadas ao mundo do futebol.

 

O que é a Sportheca?

 

Sportheca é uma fábrica de startups que veio pra mudar o mundo do esporte com tecnologia que podem escalar e realmente gerar impacto.

 

Dentro da Sportheca existe uma startup chamada One Fan em que trabalham a tese de fãs e monetização. Há vários clubes do Brasil e algumas entidades da Europa envolvidos na startup.

 

Football Club, do que se trata?

 

O Football Club nasce pela visão de um ex-jogador de futebol que se chama Julio Fariñas, que jogou na Itália, Portugal e na Espanha. 

 

Ele tinha uma visão de chegar a todo tipo de futebol, incluindo o futebol de base e o futebol dos bairros. Com isso, nasce FootballClub, que foi criado para encontrar comunidades que estavam pouco atendidas, que tinha a necessidades de conteúdos, necessidade de poder, que não tem visibilidade e que não tem capacidade de gerar seus próprios conteúdos.

 

FootballClub é uma plataforma de streaming que serve pra dar mais visibilidade às pequenas equipes de futebol e conectá-las com treinadores, eventos e muito mais.

 

Javier Duro conta: “O que buscamos é que todas essas comunidades pequenas, que são muitas vezes são locais, estamos falando de clubes de bairro, clubes de uma pequena cidade, de uma cidade do interior… percebemos que necessitavamos conectar essas comunidades locais com seus clubes. Essa é a nossa missão e por isso, a partir dessa missão, desse propósito de dar visibilidade para todos esses pequenos clubes, projetamos a criação de uma tecnologia para que qualquer clube possa transmitir seu próprio jogo de futebol.”

 

Football Club é a comunidade das comunidades de futebol de base.

 

Os clubes pequenos não têm capacidade financeira e também de equipe de pessoas para fazer uma produção, então a tecnologia e a parte que tem FootballClub com câmeras automáticas permitem que gravem essas partidas de futebol.

 

Todo esse conjunto de tecnologias que está por trás de FootballClub é o que permite que FootballClub seja um projeto vencedor. 

 

João Pedro mencionou: “Eu queria falar da parte dos canais do clube, que são o ambiente, o ecossistema digital do clube dentro do FootballClub. Imagina que uma vez tendo aí todos os usuários, não só aqueles que são seus fãs, os pais dos jogadores, os familiares dos jogadores, os amigos dos jogadores, sejam inscritos ou não, estão seguindo o clube, estão atualizados… são as notícias do clube, os conteúdos, imagina ao longo do tempo que estes canais que podem dar cada vez mais possibilidades e visibilidades a estes jogadores. 

 

Falando sobre o marketing da comunidade, no início eles não tínhamos um orçamento de marketing, e por isso, tínhamos a obrigação de desenvolver estratégias de growth desde o início.

 

Falando do início de tudo isso, eles mencionaram que criaram uma comunidade das comunidades dos clubes. 

 

Geraram todo o conteúdo necessário para promover e divulgar os jogos nas plataformas. 

 

Antes de finalizar o bate-papo, cada um deles deu um recado:

 

João Pedro Castilho: “O que estamos a fazer muito em FootbalClub não está realmente a gerar valor para as comunidades dos clubes e a partir daí, desta relação, estamos a criar produtos, serviços, experiências, tudo isso para que no final do dia, isso possa gerar ingressos.”

 

Javier Duro: “Gostaria de convidar a empreender, seja com o seu projeto ou dentro de um projeto… este é um convite aberto porque acredito que a vida é pra ser criativo, por propor coisas, por ser corajoso e por tornar os seus sonhos realidade.”

 

Se desejar, você pode baixar o aplicativo (existe tanto pra Android como para IOS). 

 

Assista a esse bate-papo completo no vídeo abaixo:

 

 

 

 

Gabriela Montezi
Gabriela é analista de marketing digital da CM School, apaixonada pelo mundo digital e por criar conteúdos.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis