Comunidade Toti: uma comunidade para refugiados e migrantes

cultura gestão inspiração
carreira em comunidade

 

Imagine que devido a uma situação de crise econômica, conflito, violência ou catástrofe ambiental você precise deixar hoje o Brasil, possivelmente sozinho, se afastando de sua família e amigos, ou até mesmo reunindo seus pais e filhos, mas deixando seus bens para trás.

 

São muitas possibilidades. Alguns migram por opção, outros por falta dela. Mas todos buscam a mesma coisa, oportunidade. 

 

Inspirar a mudança na vida de pessoas refugiadas e migrantes é o propósito da Toti Diversidade. Criada em 2019, surgimos em um cenário de 1,8 milhão de pessoas refugiadas e migrantes no Brasil e mais de 100 milhões no mundo, somado ao pouco incentivo ao aprendizado tecnológico de pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

 

Por outro lado, empresas de tecnologia apontam um déficit de 800 mil profissionais até 2025, além da escassez de diversidade e inclusão nesse setor. 

 

Articulando os dois cenários, a Toti nasceu com o objetivo de promover educação tecnológica de qualidade, viabilizando emprego digno e aumento de renda. 

 

Com um modelo de negócio de atuação B2B centrado em parcerias com empresas e organizações, selecionamos, capacitamos e conectamos ao mercado de trabalho profissionais refugiados e migrantes. 

 

 

Para fomentar esse relacionamento, a Comunidade Toti foi criada com o propósito de ser uma extensão de formação e desenvolvimento de carreira com os estudantes formados pela Toti, o qual chamamos de Toters.  

 

Nosso objetivo é ser a primeira comunidade tech de refugiados e migrantes no Brasil. Para isso, acreditamos na construção de uma comunidade conectando organizações e pessoas, diversidade e inovação. 

 

Falando em Toters, 66% são pretos, pardos e indígenas, 52% são profissionais trilíngue e 68% têm ensino superior ou pós graduação. Isso indica um profissional diverso, qualificado e com bagagem cultural e profissional. 

 

Para fomentar a colocação profissional após a formação em nosso programa de carreira, nos posicionamos em três frentes: Empregabilidade, Formação Continuada e Acompanhamento Profissional. 

 

Reunimos nossa comunidade através de eventos híbridos e remotos, com foco em conteúdos síncronos e assíncronos. 

 

  • Além do Código: workshops com conteúdos síncronos focados em colocação no mercado de trabalho, com temas que vão além do código mas que formam um profissional qualificado 
  • Aulas ao vivo com profissionais do mercado tech: espaço colaborativo construído com facilitadores voluntários especialistas em suas áreas de atuação. Só em 2023, tivemos formações de Autoconhecimento, Solução de Negócios para Devs, Logística e Business Inteligence e Segurança da Informação. Incentivamos os facilitadores a construírem projetos finais para fomentar o portfólio
  • Jornada de Desenvolvimento de Carreira:  encontros ao vivo com estudantes empregados em desenvolvimento de carreira, com foco na reflexão sobre novos desafios e orientações sobre habilidades e competências profissionais 
  • Manual Toter: um documento com foco em orientações e onboarding do Toter na Comunidade. O objetivo é instrumentalizar e orientar para que nossos membros utilizem a Comunidade da melhor maneira. 
  • Newsletter: envio mensal de atualizações do mercado de tecnologia e eventos do mês da Comunidade
  • Mentoria de Carreira: encontros individuais de 1 hora por semana via agendamento prévio com mentora especialista em Carreira e Colocação profissional
  • Grupos de estudos: organizados pelos próprios estudantes a respeito de temas em programação e idiomas. 

 

Uma característica comum e que reflete um indicador de boa experiência, é que em nossa comunidade temos um perfil de estudantes intrafamiliar e intergeracional. Ou seja, ao estudar na Toti nossos estudantes recomendam a formação para mães, pais, irmãos, filhos, tios, primos e sobrinhos. 

 

 

Além disso, há o impacto de renda indireta, cerca de 3.000 pessoas são impactadas através de um aumento de renda de até 200% após passar por nossos programas de carreira. Cerca de mais de 50% dos nossos membros são chefes de família. 

 

Fazer Comunidade é essencial para conectar pessoas dentro e fora de organizações, além de avaliar como ela pode ser uma peça fundamental dentro de um modelo de negócio. 

 

Esse tempo à frente da Comunidade Toti me ensinou que educação, tecnologia e inovação,quando aliadas, implicam na criação de espaços de aprendizagem, pertencimento, oportunidades e novos caminhos. Além do código, todos querem ter a chance de programar o próprio futuro e ser parte ativa da sociedade. 

 

Juliana Vieira - Líder de Comunidade na Toti Diversidade.

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis