CM Summit

Intermodal Community uma Comunidade em desenvolvimento

carreira inspiração notícias
eventos presenciais

 

A Intermodal Community nasceu de um desejo da Informa Markets Latam de entender a necessidade da sua audiência e buscar feedbacks importantes para a melhoria dos seus produtos.

 

A Informa é uma multinacional especializada em eventos, produtos digitais e inteligência de mercado.  

 

Como conectar pessoas está no DNA da empresa, a Estratégia de Comunidade passou a ser um caminho natural.

 

Em 2022 nasceu o projeto Genoma, que incluiu o conceito de Comunidade no seu escopo. Assim foram criadas 3 Comunidades ligadas a produtos da Informa: Intermodal, CanalEnergia e Futurecom.

 

 A Comunidade da Intermodal tem como objetivo de melhorar os produtos e engajar os visitantes da feira. Uma mudança de olhar por parte da empresa que busca na Comunidade aumentar e ampliar o relacionamento com o público da Feira Intermodal, que ocorre anualmente.

 

A Intermodal South America é o maior e mais completo evento das Américas para o setor de transporte de carga, logística, intralogística e comércio exterior.

 

 

A primeira etapa do processo de Discovery foi usar o Model Canva para desenhar a persona do visitante e entender a necessidade do público. Foram feitas mais de 20 entrevistas, além de uma intensa pesquisa de Comunidades similares no LinkedIn e Facebook. Paralelamente com a pesquisa, fomos planejando rituais e quais seriam as estratégias e as plataformas mais adequadas.

 

Foi definido que o WhatsApp seria a ferramenta mais adequada, uma vez que o setor logístico é muito dinâmico e já está habituado ao uso no seu dia a dia.

 

Logo no lançamento oficial no dia 22 de agosto tivemos uma lotação quase absoluta do Grupo que chegou a 250 membros, lotação permitida até então. E no dia 31 tivemos de abrir outro grupo. Ao final de setembro estávamos com 3 grupos. Hoje estamos trabalhando para unificá-los, para otimizar o trabalho operacional e continuar o engajamento.

 

Inicialmente, não possuía familiaridade com o assunto logística, e conhecer e entender as necessidades do mercado durante o processo de pesquisa e desenvolvimento da Comunidade foi um desafio estimulante. Não sou especialista na área. Mas aos poucos consigo entender melhor as necessidades e especificidades do mercado e trazer conteúdo para o grupo e insights para a Informa.

 

Esse é um desafio contínuo: produzir conteúdo e manter o grupo vibrante quando você não conhece os conteúdos e o mercado.

 

Em geral, os grupos demonstram um bom nível de engajamento, embora tenhamos enfrentado desafios nesse processo.  Uma coisa que caracteriza as interações é o constante pedido de ajuda e solicitação de serviços.

 

Quando éramos 3 grupos uma das minhas ações era trazer essas solicitações para todos os grupos, garantindo que todos os pedidos fossem atendidos.

 

O difícil aqui era monitorar e medir essas interações, agora com a junção dos grupos o desafio será encontrar uma metodologia para esta entrega.

 

Quanto a encontros e MeetUps, realizamos até agora três encontros virtuais e estamos buscando estratégias para aumentar a participação dos membros. Encontrar a temática correta e escolher a plataforma mais adequada são desafios.

 

 

 

Atualmente estamos unindo os três grupos em um único, ao mesmo tempo em que recebemos novos membros, o que traz consigo novas demandas.

 

Nosso principal objetivo é assegurar que a maioria dos membros não se sinta perdida durante essa transição. Em segundo lugar, é crucial receber bem os novos membros, para que se sintam bem acolhidos e permaneçam engajados, o que, por sua vez, estimula os demais integrantes do grupo. Além disso, é essencial compreender as necessidades e o perfil desse novo grupo em formação.

 

O próximo passo é realizar uma pesquisa para conhecer melhor o grupo e, com esses dados, reavaliar próximas ações. O trabalho de gestão de Comunidade é como reformar um avião enquanto ele está voando.

 

Não devemos temer as mudanças e sempre nos manter flexíveis, pois esse é um desafio constante na Intermodal Community. No entanto, nossa comunidade é engajada e tenho plena confiança de que ainda há muito espaço para crescimento e até mesmo possibilidades de monetização.

 

Amanda Rosière

Lifelong learner apaixonada por resolver problemas complexos e trabalhar em equipe. Acredito que a conexão entre marcas e pessoas através de comunidades é a chave para o sucesso na era da experiência do cliente.

 

Faça parte da nossa comunidade de profissionais de comunidade