Newsletters como estratégia para Comunidades [Case Gama Academy]

engajamento estratégia inspiração
Newsletters como estratégia para Comunidades

Prazer, eu sou a Lia de novo por aqui, community manager na Gama Academy, designer e criadora de conteúdo. Sou uma voraz leitora de Newsletters, nem sei quantas eu assino atualmente. Por gostar tanto do formato, criei a minha, a Mixtape Newsletter, onde faço uma curadoria de assuntos de tecnologia e sobre nossa “natureza humana”. Agora vamos no assunto que tanto me perguntam os Community Managers.

 

Para começar, gosto de citar dados. Bora?

Dados confirmam que a Newsletter é a “bola da vez” e o e-mail não morreu, está bem vivo*:

  • 2019: Investimento de 15 milhões de dólares no Substack; 

  • 2020: LinkedIn lançou uma feature de newsletters dentro da sua plataforma;

  • 2020: A newsletter Morning Brew teve o seu valor avaliado em 75 milhões de dólares;

  • 2021: Forbes lançou a sua plataforma de newsletters, permitindo que jornalistas ganhem dinheiro com assinatura;

  • 2021: Twitter comprou a Revue, plataforma de newsletters, e cortou a taxa pela metade para incentivar criadores a monetizarem sua audiência;

  • 2021: Hubspot comprou a newsletter The Hustle;

  • 2021: O Facebook também está criando a sua própria versão de uma plataforma de newsletters.

     

Se os fatos acima ainda não te convenceram, talvez o site Email is not dead consiga. A Fast Company já aposta no formato desde 2018 e o New York Times desde 2019.

Embora 2021 está sendo o ano do conteúdo por áudio (veja o sucesso do Clubhouse e o contínuo crescimento dos Podcasts), a comunicação escrita segue forte. 

A caixa de entrada é respiro, é conteúdo consumido no seu tempo e quando você decide abrir, em contraponto ao Clubhouse que desperta o FOMO** pois precisa ser consumido agora, já, pare tudo!

No excesso de interrupções das redes sociais, o e-mail tem comunicação com início, meio e fim – uau, que alívio!

Fatos sobre Newsletter:

  1. É sobre relacionamento com sua audiência / comunidade, sobre estabelecer relação de confiança,

  2. É sobre ganhar a atenção e o tempo deles (o bem mais precioso);

  3. É diminuir sua sensação de FOMO: “pode confiar no meu conteúdo, separei para você o que de mais importante rolou na semana, para que você não precise fazer este trabalho”.

  4. É feita com atenção e cuidado, portanto demanda tempo de quem vai executar;

  5. É preciso um formato pré-definido com sessões fixas e curadoria de conteúdo;

  6. Tem identidade visual consistente e condizente com o branding da empresa / com os valores da marca;

  7. Pode ser monetizada, surgindo então uma comunidade exclusiva para assinantes.

 

Relacionamento e criação de confiança: exatamente como a construção e manutenção de uma comunidade.


A Newsletter representa muito bem o que buscamos em Comunidade: pertencimento e engajamento. Porque vale mais um grupo menor de pessoas que realmente veja valor neste conteúdo, do que um mega influencer que não inspire intimidade.

Quem veio primeiro, a Newsletter ou a Comunidade?

O grupo de assinantes de uma Newsletter pode se converter em uma comunidade de fãs. Neste caso, algumas Newsletters são monetizadas através de assinatura.

Um outro canal pode ser usado para trabalhar a interação dos membros, como um grupo de Facebook ou WhatsApp.



Como comunidades de marca e empresas podem trabalhar Newsletter:

  1. Anunciando em Newsletters que sua “persona” lê.  Uma estratégia de “fundo de funil”. Porém as métricas aqui não podem ser as mesmas que usadas nas outras redes. Entenda que a sua marca está ali endossando aquele conteúdo, que já tem para sua base uma grande confiabilidade.

  2. Tendo a sua própria Newsletter. Algo que é totalmente diferente de um e-mail de vendas. Lembre-se: venda é oferta, News é conteúdo e construção de relacionamento. A conversão de uma oferta inserida na News vem como consequência de um trabalho bem feito e uma relação conquistada.


    Como estruturar uma Newsletter de Comunidade (case Gama Academy):

    1. Defina sua persona: para quem é a sua Newsletter? Os/as leitores/as da GamaNews Alumni são ex-alunos, pessoas que passaram pelos nossos cursos, e a News é uma forma de manter relacionamento com eles.

      Já as outras 4 News são temáticas das nossas 4 áreas (Programação, Vendas, Marketing Digital e Design), então seus leitores podem tanto ser ex-alunos quanto leads (potenciais novos alunos).

      Nossa persona é jovem e trabalha no mercado digital. (Atenção, esta é uma forma beeem resumida de falar na persona, claro que demanda muito mais detalhes e aprofundamento para realmente entende-la. Sugiro fazer o Mapa de Empatia).

    2. Defina quais são os assuntos de interesse dela e como se relacionam com sua Comunidade. Para nossos/as leitores/as, os assuntos que interessam são relacionados a sua área profissional, além de empregabilidade (mercado digital, vagas), tecnologia, cultura pop, etc.

    3. Quais são as sessões da sua Newsletter? As sessões ajudam a “dar cadência” na leitura (não ficar um texto tão longo) e o seu público já sabe o que esperar do formato. Mas é claro, sempre é possível surpreender com algo diferente deste roteiro. Nossas sessões na GamaNews Alumni incluem vagas de mercado, dica de eventos online e gratuitos, oportunidades (programas de recrutamento e seleção), além de trazer algum contexto da Comunidade: algum alumni que vai realizar um evento, ou participando de concurso, ou recrutando… trazer os holofotes para a comunidade.

    4. Qual a identidade visual da sua Newsletter? Atualizamos a identidade visual da Gama Academy recentemente, e é claro que os headers de sessões precisam estar de acordo. Mantemos também nossa linguagem jovem e divertida através de memes e gifs.

     

     

     


    Construa conteúdo com a Comunidade – chame ela para criar!

    Acho fundamental criar estratégias para que sua comunidade participe do conteúdo. Será preciso estimular e recompensar essa colaboração em alguns casos. Em outros, isso acontece muito espontaneamente.

    Olha que case legal: a Newsletter Café e Domingo, da Revista Vida Simples, tem uma playlist no Spotify que é criada com a colaboração dos leitores, para ser uma “trilha sonora para sua leitura”, amplificando assim a experiência com a Newsletter. Veja aqui.

    Alguns outros cases que eu adoro de Newsletters gratuitas:

    Algumas plataformas para a construção e gerenciamento

    Mailchimp, RD Station, Active Campaign, Substack, o próprio LinkedIn…

    E você?

    Quais são as Newsletters que você assina? Conta aqui para a gente.

 
*Fonte: Newsletter Bits to Brands (fev/2021)
** Fear of missing out, o medo de estar perdendo algo relevante.


 
Lia Penteado
Lia é criadora e curadora de conteúdo. É facilitadora da CM School e Senior Community Manager na Gama Academy. Tem a missão de impactar pessoas através da educação e empregabilidade para o mercado digital. 

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis