“Air: A História por trás do logo” um exemplo de marketing

cultura inspiração notícias
Filme Air: a história por trás do logo

 

Quem nunca ouviu falar, já quis ter ou conhece alguém que tem um tênis da marca Air Jordan?

 

Não dá pra negar que a linha Air Jordan é um dos maiores - senão o maior - sucessos da Nike. 

 

Essa linha é uma parceria com o famoso Michael Jordan, um dos melhores jogadores de basquete do mundo e um dos desportistas mais importantes.

 

A linha Air Jordan segue como uma das favoritas, não só entre os jogadores de basquete, mas de todos os amantes de tênis no mundo todo. 

 

Só pra ter uma noção, de 2018 a 2019, segundo a Forbes, a linha Air Jordan faturou cerca de 3,14 bilhões de dólares. Não é pouca coisa, meus amigos.

 

A linha é tão bem sucedida que em abril de 2023, a Amazon Prime Video lançou nos cinemas : “Air: A História por trás do logo.”

 

 

Vamos te mostrar neste artigo:

 

  • Do que se trata o filme
  • O impacto dessa linha na história da Nike
  • O que fica de lição pra nós

 

  • Do que se trata a história do filme

 

O filme é baseado na história real sobre a relação da Nike com Michael Jordan e como se deu início a linha Air Jordan.

 

Sonny Vaccarro (Matt Damon), executivo da Nike tenta convencer Phil Knight (Ben Affleck), um dos fundadores da empresa, a apostar as fichas em um contrato com o, até então, novato Michael Jordan para a criação da marca Air Jordan, que se tornaria gigante no mundo dos esportes e na cultura pop.

 

 

O filme, que se passa no ano de 1984, mostra o início da carreira do Michael Jordan no basquete e na NBA, a principal liga de basquetebol profissional dos EUA. Por causa do seu talento, ele era uma promessa da NBA.

 

Por isso, ele já estava na mira de grandes marcas como Adidas e Converse, que naquela época eram as maiores no ramo dos esportes e dominavam as quadras do basquete. 

 

Mas a Nike era só mais uma marca de tênis até então. Então, como ela conseguiu fechar uma das maiores parcerias do mundo dos esportes, apesar de estar abaixo dessas outras duas marcas que estavam na disputa? 

 

O filme mostra que o executivo da Nike, pra superar a concorrência, foi negociar diretamente com a representante do jogador. Que no caso era sua mãe, Deloris Jordan.

 

Outra estratégia que mostra no filme é que a Nike, pra convencer o Michael Jordan de fechar com eles, inovou no modelo de tênis. Criou um modelo totalmente diferente do que já existia e do que as outras marcas apresentavam. 

 

Você pode assistir esse filme no Prime Vídeo.

 

  • O impacto dessa linha na história da Nike

 

Assim que lançaram o primeiro tênis em 1984, o Nike Air Jordan bateu recordes de vendas faturando só no final do primeiro ano 126 milhões de dólares. Nem eles esperavam esse faturamento todo. 

 

 

Ela fez do tênis um objeto de desejo, capaz de levar milhares de pessoas até as lojas em busca dele. A partir disso, a Nike começou a revolucionar o marketing esportivo. 

 

Hoje, a linha conta com mais de 30 modelos diferentes de tênis, além de roupas como moletom, camisas, shorts e muito mais… 

 

Até hoje, a Nike fatura milhões todos os anos somente com essa linha.  Lembra que nos anos 80 a Nike ela estava atrás da Adidas e Converse e era só mais uma marca qualquer de tênis? Pois é…

 

Hoje a Nike é a maior marca esportiva do mundo. Podemos dizer que a linha Air Jordan foi, e segue sendo, essencial pra esse sucesso todo. Segundo dados do filme, só em 2022 a linha Jordan gerou 4 bilhões de dólares para a Nike, o que rendeu mais de 200 milhões de dólares ao Michael Jordan, que tem um contrato vitalício com a marca.

 

A marca soube aproveitar esse sucesso e construir uma grande comunidade de fãs, soube fazer um mega marketing de comunidade pra escalar seu negócio. 

 

Inclusive, você sabia que as comunidades foram essenciais pro nascimento da Nike?

 

Saiba mais lendo: Como as comunidades ajudaram no nascimento da Nike

 

Ai eu te pergunto: será que valeu a pena todo o esforço em ir atrás e fechar uma parceria de milhões, literalmente, com o jovem Michael Jordan? 

 

  • O que aprendemos com essa história 

 

Podemos tirar várias lições desse filme, mas vou mencionar 3.

 

1 - A importância de uma personalidade representando sua marca

 

A Nike escolheu uma personalidade do mundo do basquete, já que tem tudo haver com a marca, pra representar pra criar uma collab. Você pode fazer o mesmo pro seu negócio.

 

A dica que nós damos é: crie uma comunidade de embaixadores.  

 

Por quê? Porque eles ajudam a promover sua marca, humanizar seus produtos e construir um vínculo de confiança com os clientes.

 

Mas, calma! Não precisa ser um astro da NBA e nem ser mundialmente conhecido.

 

Escolha pessoas que são fãs da sua marca/produto e que tem haver com ele. 

 

Quer saber mais sobre comunidades de embaixadores e como você pode criar uma? Leia esse artigo: Como montar um programa de embaixadores

 

2 – Arrisque

 

A Nike não era uma das principais marcas do mercado. Ela tinha orçamento limitado e o mais fácil seria patrocinar atletas medianos para poder distribuir o investimento. 

 

Mas ela não fez o mais fácil, ela arriscou e usou todo o dinheiro que tinha pra patrocinar um único atleta acima da média, ao invés de 3 atletas médios.

 

Não tenha medo de arriscar, isso faz parte de qualquer negócio de sucesso. 

 

3 – Inove

 

No filme mostra que a Nike, diferente das outras marcas que ofereceram pro Jordan o mesmo produto e as mesmas condições que eram oferecidas pros outros jogadores, a Nike inovou e propôs um tênis inédito. 

 

Ela criou o novo tênis a partir da personalidade e estilo de jogo do próprio Michael Jordan.

 

O ponto forte da Nike definitivamente é o seu poder de inovação, que mantém seus clientes engajados com a marca. Isso acontece por meio de suas grandes comunidades. 

 

Veja mais no link abaixo:

 


Como a Nike faz marketing de comunidade


 

Inove ao criar e/ou gerenciar a sua comunidade. Pense diferente, faça diferente, use a criatividade. Não faça o famoso “copia e cola”, ou seja, imitar o que as mesmas coisas que as outras comunidades fazem. 

 

Quer aprender a como criar uma estratégia de comunidade e alavancar seu negócio? 

 

Venha pra CM School e conheça o nosso curso Community Management Strategy, o curso mais completo sobre marketing de comunidades do país! Venha e faça parte da nossa comunidade.

 

 

 

Gabriela Montezi
Gabriela é analista de marketing digital da CM School, apaixonada pelo mundo digital e por criar conteúdos.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis