Community Manager é um profissional do presente e do futuro

carreira futuro vagas

Cada vez mais empresas estão se dando conta de que ter uma comunidade e geri-la de forma responsável, transparente e comprometida é o melhor caminho pra se aproximar do seu público de interesse.

Mais assertivo e mais barato que campanhas publicitárias, por exemplo, uma comunidade de clientes/fãs da marca representam o potencial em termos de melhoria, crescimento e inovação para companhias de qualquer setor, mas pra que isso dê certo na prática, há um profissional indispensável: o community manager.

O Community Manager é aquele profissional que vai abraçar a comunidade, tocá-la no dia a dia, ser responsável por engajar os membros que ali estão, receber bem os que chegam e fazer de tudo pra manter a taxa de retenção e felicidade lá em cima. Em termos práticos, isso é trabalho pra caramba e não apenas conteúdos e posts chamativos, ok?

Um bom community manager tem perfil de liderança, é criativo, tem excelente capacidade de comunicação, empatia e escuta ativa. Ele/ela cria estratégias de engajamento, conhece ferramentas digitais e sabe qual usar porque conhece bem quem habita sua comunidade. 

Por tudo isso, os gestores de comunidade são profissionais que estão em ascensão e serão ainda mais indispensáveis no futuro.

A CM School, primeira plataforma de educação dedicada a formar gestores de comunidade na América Latina, foi destaque em matéria da Revista Forbes. A reportagem apresenta os cenários nacional e internacional com dados oficiais de um relatório do CMX Hub, que mostra que 79% das empresas acreditam que as comunidades tiveram impactos positivos nos seus objetivos, além de números do LinkedIn e da própria CM School.

  

Quem contrata?

Empresas como Natura, XP, SmartBott, Nestlé, Gupy, Informa Markets, Picpay, Nike, Nubank e Cisco são companhias que contam com community managers em suas equipes brasileiras. Já no exterior as possibilidades são ainda maiores. Só tome cuidado e avalie bem as vagas, pois em alguns países as empresas entendem o Community Manager como "social media", ou seja, aquele profissional dedicado à cuidar das redes sociais da empresa. 

Afinal, qual a diferença prática entre Community Manager e Social Media Manager?

 

Quanto ganha?

No Brasil, um community manager ganha entre 5 e 16 mil reais, dependendo da experiência e tamanho da empresa. Se o profissional for C-level, o valor do salário ultrapassa os 16k mensais.

 

Gerenciar comunidades é uma das profissões do futuro simplesmente porque nenhuma empresa pode prescindir do ambiente digital e todas elas já estão disputando a atenção do seu público.

Quer saber mais como se preparar e quais habilidades todo community manager precisa ter? Preparamos vários artigos pra te ajudar. Só vem!

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis