4 ensinamentos para você engajar sua comunidade

engajamento estratégia gestão planejamento

 Quando as pessoas pensam pela primeira vez sobre engajamento de comunidades, elas podem presumir que é algo tão simples quanto postar memes ou compartilhar citações inspiradoras para obter curtidas.

A verdade é que o engajamento de comunidades é muito mais complexo do que isso. É sobre saber quem está no centro da sua comunidade e entender o que motiva seus membros a interagir com a comunidade. Construir uma conexão significante com sua comunidade (virtual ou presencial) não acontece de uma hora para outra. É preciso pensar, planejar e ter tempo — além de falar com todos juntos e falar com os membros individualmente.  

Que tal, então, conhecer a importância de criar e manter o engajamento da sua comunidade? 

 

 

1. Peça para os membros convidarem novos amigos

A melhor maneira de ganhar novos membros em sua comunidade é fazendo com que as pessoas que estão no grupo façam convites para amigos entrarem e interagirem na sua comunidade.

O mais fundamental na entrada de novas pessoas é gerar interação diariamente entre elas para que não saiam dos grupos instantaneamente. Uma dica para essa interação acontecer é a criação de conteúdos

 

2. Seja um bom ouvinte

Pessoas se relacionam com pessoas. Para ter uma ótima conexão com sua comunidade, é necessário mostrar que existe uma pessoa empática do outro lado, ouvindo e compreendendo suas necessidades.

Escutar com atenção é fundamental. Já a empatia é a atitude que faz com que você engaje as pessoas e as deixe mais próximas de você.

 

3. Autoridade traz credibilidade

Um dos pontos mais importantes que o engajamento pode proporcionar é a autoridade no segmento que você está buscando destaque.

Uma comunidade com membros engajados e que interagem com os seus conteúdos causam a sensação de autoridade e credibilidade sobre determinado assunto. Logo, se torna mais fácil atrair novos membros.

Converse com os membros e publique conteúdos que sejam relevantes e principalmente atuais para eles. Assim, a conversa acontece dentro da comunidade, gerando ainda mais valor para tudo que acontece ali.

Além disso, pelo fato do Brasil ser um país diverso e plural, o engajamento funciona como  um teste social muito importante e verdadeiro, já que pessoas com diferentes histórias e experiências estarão conversando sobre o seu negócio ou comunidade.

 

4. Tenha um diferencial

 

Outro passo essencial é a criatividade. Afinal, a internet está repleta de conteúdos parecidos. Portanto, garanta que a sua comunidade tenha algo diferente para os seus membros, ou seja, algo que seja útil e inovador para crescer o engajamento.

O engajamento é, portanto, essencial para que qualquer comunidade cresça. Uma das estratégias que podem aumentar o engajamento na sua comunidade é a produção de conteúdos próprios, entende? Pensando nisso, escolhemos um artigo logo abaixo para você aprender criar conteúdos e ter mais engajamento na sua comunidade.

 


Como engajar sua comunidade com conteúdo


 

Agora sabemos a real importância em seguir etapas essenciais para que você consiga engajar sua comunidade.

Você tem alguma comunidade? Quais atitudes você tem feito para engajar sua comunidade?

Caso tenha outras dicas ou dúvidas, pergunte no nosso grupo do Telegram.

 



Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.

 

 

Receba nossa newsletter semanal