Como a Barbie faz marketing de comunidade

cultura inspiração notícias
Barbie

 

Se te perguntarem se você conhece a Barbie? Provavelmente sua resposta será: “CLARO!”... Afinal, estamos falando da boneca mais famosa do mundo. 

 

E a minha pergunta é: Já separou sua roupa rosa? 

 

Vem aí um novo filme que a Mattel, empresa que criou a boneca e é dona da marca Barbie, junto com a empresa Warner, vai lançar essa semana, dia 20 de julho, o primeiro filme da Barbie no cinema. 

 

Provavelmente você deve ter visto nas redes sociais vários posts/memes relacionados ao filme. 

 

A grande comunidade se uniu pra divulgar o filme de forma orgânica.

 

E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo, o poder da comunidade.

 

Você vai ver:

 

  • A história da boneca mais famosa do mundo
  • Comunidades da Barbie
  • O poder do marketing da comunidade no filme 
  • Lições que tiramos da estratégia de marketing 

 

Bora aprender com a boneca mais famosa do mundo?

 

  • Resumo da história da Barbie 

 

A boneca foi criada no ano de 1959 pela empresa Mattel, uma empresa de brinquedos. 

 

Ela foi criada pela designer Ruth Handler, que se inspirou em sua filha Bárbara para criar a boneca.

 

A Barbie foi revolucionária para a época, pois era uma das primeiras bonecas a ter uma aparência adulta e proporções mais realistas do que as bonecas tradicionais, que na época eram as bonecas em formato de bebês. 

 

O teaser abaixo mostra isso:

 

 

Ao longo dos anos, a Barbie se tornou um fenômeno cultural, ganhando popularidade em todo o mundo. Ela representou diferentes profissões e estilos de vida.

 

Além disso, a Barbie também teve várias amigas, familiares e até mesmo namorados, como Ken.

 

 

Com a fama, a linha de produtos da Barbie se expandiu. Ao invés de ter vender só bonecas, a marca investiu em outros produtos como:

 

  • roupas
  • acessórios
  • veículos
  • casas em miniatura

 

Isso permitiu que as crianças criassem histórias e cenários pra a boneca. 

 

A Barbie também inspirou filmes, séries de animação, livros e jogos, tornando-se um ícone da cultura popular.

 

 

Ao longo dos anos, a Mattel viu a necessidade de incluir mais diversidade e lançou bonecas Barbie de diferentes etnias, cores de cabelo e tipos de corpo, promovendo uma imagem mais diversa e realista pra diversas crianças.

 

 

A história da Barbie é marcada por sua capacidade de se adaptar aos tempos e refletir as mudanças na sociedade. 

 

Hoje, ela continua sendo uma das bonecas mais populares e reconhecidas do mundo, inspirando gerações de crianças a sonhar alto e explorar seu potencial. Não é atoa que o primeiro filme da boneca nos cinemas está fazendo tanto sucesso e promete ser uma das maiores bilheterias do ano.

 

  • Comunidades da Barbie 

 

Você conhece a comunidade oficial da Barbie? Pois é, até a Barbie sabe da importância de criar uma comunidade de clientes e fãs. 

 

A comunidade oficial da boneca se chama: Barbie Signature Community. É uma comunidade toda em Inglês e conta com um fórum de discussão, artigos, lugar próprio para as pessoas compartilharem suas fotos e vídeos, além de descontos e atividades exclusivos pra membros. 

 

Os membros também têm a liberdade de explorar sua criatividade e criar diferentes estilos da boneca. 

 

Mas não existe somente essa comunidade da Barbie. Dentro do Reddit, existe uma comunidade exclusiva para as pessoas postarem e conversarem sobre coisas relacionadas a Barbie. 

 

Foi criada em 2009 e hoje conta com mais de 20mil membros. Você pode entrar aqui: Barbie

 

  • O poder do marketing da comunidade pro filme 

 

Com a data de estreia pro dia 20 de julho, a divulgação do filme está sendo um sucesso. A Warner junto a Mattel não economizou na hora de investir no marketing do filme. 

 

O que eles usaram como base? A nostalgia! 

 

Tocar o emocional das gerações que brincaram e cresceram com a Barbie foi a estratégia usada e deu muito certo. 

 

Vimos essa estratégia sendo usada por outros filmes, como por exemplo: Super Mario Bros lançado em maio deste ano e que foi um sucesso de bilheteria. 

 

Com isso, eles criaram uma conexão com seu público alvo e aí foi o ponto alto. Por quê? Porque quando criado essa relação com seu público, eles começam a virar fãs leais do produto e fazem a propaganda pra você, o marketing orgânico. 

 

Uma estratégia usada foi criar com a inteligência artificial, um gerador de selfies que possibilita você se tornar uma “barbie”. 

 

 

Esse filtro foi lançado junto com o primeiro trailer do filme e fez com que as pessoas participassem da divulgação de forma divertida. 

 

Estamos vendo uma enxurrada de posts relacionados ao filme criado pela comunidade que ama a boneca e até mesmo por grandes marcas que estão aproveitando o hype. Veja só:

 

  • Marcas como Zara e a brasileira Melissa não ficaram de fora e lançaram uma coleção exclusiva da Barbie  

 

@zara ZARA BARBIE COLLECTION. Available on July 17th #zarabarbie #barbiethemovie #zara ♬ original sound - ZARA
@melissaofficial This Barbie is @maisondadi 🥰 Garanta a sua #MelissaPoshBarbie no #ClubeMelissa ♬ som original - Melissa Official
 
  •  Fãs criam trends/memes e ajudam na divulgação

 

@kenniareis 💅🏻✨ @CM Cinemas #Barbie #BarbieTheMovie ♬ som original - Kennia Reis

 

  • Lições que tiramos da estratégia de marketing 

 

1- A importância de criar uma comunidade de clientes 

 

Uma comunidade de clientes engajados e fãs da marca, faz com que eles próprios criem conteúdos e façam propagandas do produto. 

 

É isso que está acontecendo nesse exato momento com o filme da Barbie. Desde que lançou o primeiro trailer do filme, as pessoas já começaram a criar conteúdos com base no trailer e no filme.

 

O poder da comunidade é muito grande. Quando se tem pessoas que são fãs de um produto, elas defendem e fazem propaganda gratuita, o famoso “Boca a Boca”. 

 

Uma pesquisa feita pelo Instituto Nielsen, empresa líder mundial em medição, dados e análises de audiência, mostrou que 92% dos consumidores ao redor do mundo confiam na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outro tipo de marketing.

 

Uma comunidade forte faz isso! Tá mas, quais os benefícios disso pro seu negócio?

 

  •   Economia

 

Como vimos, os próprios membros da comunidade vão criar conteúdos que promovam sua marca/produto e isso é propaganda gratuita, o chamado marketing orgânico. 

 

Com isso, você economiza - e muito - no seu orçamento de divulgação. 

 

  • Credibilidade 

 

Você compraria qual produto? Um produto que ninguém conhece e que ninguém fala sobre, ou um produto que as pessoas te indicam e falam bem? 

 

Ter uma comunidade vai fazer com que sua marca ganhe a confiança de outros, porque os membros vão divulgar e falar: “eu uso, gosto e indico”.

 

  • Promover a marca de forma autêntica, regular e por um longo período de tempo

 

Você não quer que sua marca faça sucesso só por uns meses e depois suma, né?

 

Você deseja que cada vez mais ela cresça e que mais pessoas conheçam. Isso leva tempo, mas com a ajuda da comunidade, você conhece com que sua marca cresça mais rápido e que se mantenha forte no mercado. 

 

2 - Seja criativo e pense nos detalhes

 

Se tem uma coisa que esse filme fez foi pensar em todos os detalhes, desde o jeito que as crianças brincam com suas barbies, até o detalhe dos pés da Barbie. 

 

 

Quando for lançar um produto, pense nos mais mínimos detalhes, procure ver o que as pessoas esperam, o que elas querem ter. Como fazer isso?

 

Aí entra novamente a importância da comunidade.

 

Se você cria uma comunidade antes de criar um produto, você poderá perguntar pros membros o que eles esperam do produto, fazer uma pesquisa e ver quais as necessidades deles. 

 

Eles podem dar ideias valiosas e testar a ideia antes de lançar no mercado.

 

Com a ajuda e a criatividade da comunidade, você conseguirá criar um produto de qualidade e pra real necessidade do seu público alvo. 

 

Você pode não gostar da Barbie, mas não tem como negar que o marketing desse filme já é um sucesso e sem a força da sua comunidade espalhada pelo mundo, isso não seria possível. 

 

Bora criar uma comunidade pro seu negócio?

 

Entre agora pro nosso curso de Brand Community e aprenda os primeiros passos pra criar uma comunidade pro seu negócio. 

 

Nele, você vai aprender os conceitos básicos, métricas de sucesso e quais são os cases em que você deve se inspirar para começar. Além de entrar na nossa comunidade com os maiores especialistas de estratégias de comunidades.

 

Veja também:

 

 

 

 

 

Gabriela Montezi
Gabriela é analista de marketing digital da CM School, apaixonada pelo mundo digital e por criar conteúdos.

 

Já pensou em criar uma estratégia de comunidade pra a sua marca?

Faça o nosso curso grátis