
Graças à tecnologia, hoje já existem várias ferramentas digitais que ajudam a gerenciar membros e comunidades, possibilitando a criação de eventos, engajamento de pessoas e que ajudam a desvendar quais são suas principais dores e necessidades.
Gerenciar uma comunidade e manter todas as pessoas integradas, trabalhando conjuntamente para que elas desenvolvam um senso de coletivo em torno do mesmo propósito, é um dos desafios do Community Manager.
Para este desafio ser um pouquinho menor, separamos 12 ferramentas digitais para você que procura soluções para gerenciar sua comunidade, promovendo interação e engajamento entre os membros. Confira!
-
Duopana
O Duopana é uma espécie de blog colaborativo que permite que as pessoas que acompanham e gostam do seu trabalho contribuam com conhecimento através de conteúdos de valor para sua audiência, tudo, claro, com a sua moderação. O resultado? Você constrói sua comunidade junto com o usuário e mantém seu blog atualizado com conteúdos úteis e autênticos.
-
Slack
O Slack é uma plataforma de mensagens em canais que possibilita aos membros da sua comunidade trabalharem juntos. A plataforma permite conexão com diversas ferramentas de software e serviços, tornando a busca por informações integrada ao time em um ambiente seguro.
-
Grupos do Facebook
A plataforma já é conhecida por muitos, mas nem todo mundo reconhece os grupos como uma ferramenta para os Community Managers. Com a pouca entrega orgânica, os Grupos do Facebook permitem que se estabeleça relacionamento com públicos nichados com uma comunicação democrática onde todos têm voz.
-
Zendesk Community
Com o Zendesk Community você pode criar um espaço específico para tópicos e conversas entre as pessoas que compõem sua comunidade, onde os clientes podem colaborar com a sua empresa e uns com os outros.
https://www.zendesk.com.br/
-
Discourse
O Discourse é uma plataforma que favorece discussões e debates por meio de fóruns online entre os membros da sua comunidade, permitindo que os usuários mais engajados ajudem na mediação.
-
Tribe.so
Nesta plataforma você cria uma comunidade online, conectando e engajando os usuários com possibilidade de escrever artigos, fazer perguntas e enquetes, comentar e compartilhar vários tipos de conteúdos.
https://tribe.so/
-
Meetup.com
No Meetup você conhece pessoas que compartilha de interesses comuns aos seus. A plataforma oferece uma infinidade de eventos todos os dias, presenciais e online, que você pode participar gratuitamente.
https://www.meetup.com
-
Bevy
A Bevy é uma plataforma que permite escalar comunidades presenciais com uma plataforma integrada que capacita organizadores, conecta dados distintos e unifica comunidades de diferentes redes sociais.
https://www.bevy.com/
-
Discord
Com interface intuitiva, o Discord é uma plataforma gratuita que permite a troca de mensagens de texto, áudio e vídeo, onde os usuários podem criar chats com várias pessoas sobre assuntos e temas específicos.
https://discord.com
-
Insided
A Insided é uma plataforma que oferece ao seu cliente uma ferramenta para que eles possam promover um autoatendimento e interagirem entre si. Através de uma comunidade online, é possível que o usuário encontre respostas para suas dúvidas, ampliando o suporte, a retenção e o ativismo do cliente.
http://www.insided.com
-
Telegram
O Telegram é um aplicativo para troca de mensagens de forma segura, muito utilizado para manter o contato com sua comunidade com atualização de notícias, eventos e promoções.
https://telegram.org
-
Vanilla Forums
O Vanilla Forums é uma solução online que oferece aos seus clientes a experiência ideal de comunidade, permitindo que eles interajam com outras pessoas que compartilham interesses e objetivos comuns.
https://vanillaforums.com/
Muitas opções, né?
O importante é lembrar que a escolha da plataforma depende muito de como você definiu a sua estratégia da sua comunidade.
Fique ligado nos 3 erros mais comuns dos Community Managers antes de criar uma comunidade.
A ferramenta vem num segundo momento, então nada de sair correndo antes de ter a estratégia definida, ok?
Identifique quais são as métricas que você quer avaliar e escolha a que mais atende às suas necessidades. Boa sorte!
Emiliano Agazzoni
Emiliano é especialista em estratégias para comunidades e desenvolveu o primeiro curso e workshop sobre estratégias de comunidades do Brasil.